A Prefeitura de Nova Cruz vem desenvolvendo um importante projeto voltado ao atendimento às mulheres em período gestacional ou em situação de vulnerabilidade social. A ação coordenada pela Secretaria de Assistência Social foi criada no ano passado e tem como foco principal a promoção da qualidade de vida na família através da orientação, do acesso à cidadania e do acompanhamento familiar das gestantes atendidas .

O trabalho desenvolvido pela equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Nova Cruz é realizado em um ciclo de 12 encontros efetivados uma vez ao mês. Nesses momentos, são realizadas palestras sobre a saúde da mulher, direitos e deveres do cidadão e orientações de emprego e renda através de oficinas e minicursos.

Também são debatidos ações de planejamento familiar, desafios enfrentados no pós-parto, troca de experiências com emprego de dinâmicas de grupo, além da construção de momentos de descontração com cinema educativo e confraternização entre as mulheres atendidas e a equipe de técnicos do projeto.

Segundo a assistente social do Cras Centro de Nova Cruz, Juliane Borges, no ano de 2013 a iniciativa realizou o acompanhamento de 50 mulheres no município e neste ano a ação vem sendo continuada de acordo com a demanda existente. Outro ponto importante citado, é que no oitavo mês de gravidez todas as mães participantes vêm sendo contempladas com um kit composto de enxoval para o bebê.

A coordenação do projeto teve ainda o cuidado de programar as atividades de forma descentralizada, atuando em duas unidades polos da cidade, sendo uma no Cras Centro e a outra no Cras Frei Damião. As mulheres interessadas em participar da iniciativa podem encontrar nesses locais mais informações sobre o processo de integração ao programa.