Prefeito Cid Arruda abriu oficialmente a Semana do Bebê em Nova Cruz

O prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda Câmara, abriu oficialmente na tarde dessa segunda-feira (15) no Centro de Convivência de Idosos (CCI) as atividades multidisciplinares referentes à Semana do Bebê, que segue até a próxima sexta-feira (19). A medida trata-se de um trabalho integrado realizado pelas secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, que prioriza as crianças na primeira infância.
Durante a Semana serão realizadas palestras informativas, oficinas, círculos de debates, além de atendimento ampliado do testes do pezinho e da orelhinha no Hospital Monsenhor Pedro Moura, como também aplicações de vacinas para crianças e mães, objetivando atualizar os cartões de vacinação dessas famílias. As atividades serão desenvolvidas nos programas sociais geridos pelo município, nas escolas da rede pública e nas unidades de saúde de Nova Cruz. A iniciativa pretende alcançar crianças, adolescentes, mães e professores.


Após a abertura, já foram iniciadas as primeiras ações de desenvolvimento da Semana do Bebê com a realização da palestra Cuidados com o Bebê, concedida pela médica pediatra, Marlene Abrantes. Também aconteceu a oficina de Promoção da Segurança Alimentar e da Alimentação Saudável, conduzida pela nutricionista Roberta Rosa. O público alvo do trabalho foi de gestantes e mães de crianças matriculadas nas creches municipais.

O prefeito Cid Arruda enfatizou a importância do evento e a necessidade da integração das várias secretarias municipais no acompanhamento da saúde e desenvolvimento do bebê, principalmente nos seis primeiros anos de vida, que são fundamentais para a formação saudável dos meninos e meninas.

Já articulador do Selo Unicef, Eduardo Vasconcelos, informou que o maior desafio da gestão pública é o combate a mortalidade infantil. “Todos estão unidos na tentativa de redução e se possível zerar até 2016 a mortalidade infantil no município. É um desafio, que já está sendo colocado em prática e os números estão caindo”, garantiu.

A solenidade contou ainda com a presença da secretária de Educação de Nova Cruz, Valéria Arruda Câmara, com as representações das secretarias de Assistência Social, Íris Santos, e de Saúde, Ana Carolina Cunha, além de enfermeiros e técnicos das unidades gestoras do município.

fonte:assessoria de comunicação