Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) terão que atualizar o Cartão Nacional de Saúde (CNS). O recadastramento já está sendo realizado na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Oscar Firmino de Medeiros, 271, bairro Alto das Flores em Nova Cruz. O atendimento é realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 17h, e na sexta-feira das 7h às 13h.

Apesar de importante, a atualização não está sendo cobrada para atendimento na rede pública de saúde, e ainda não há prazo definido para que isso seja feito, mesmo assim a Prefeitura de Nova Cruz incentiva todos a comparecerem desde já na Secretaria de Saúde a fim de realizarem a atualização.


O procedimento é feito na hora. Basta o usuário apresentar os documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, no caso de crianças que ainda não tenham carteira de identidade, e comprovante de residência (não precisa ser no nome da pessoa).

O número do CPF é essencial para esse recadastramento, já que a finalidade do Ministério da Saúde é ligar todos os dados e evitar que um usuário tenha mais de um CNS. Permite ainda a construção de um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde. Quem vai fazer o cartão pela primeira vez também deve levar os mesmos documentos.

Essas pessoas que forem inscritas agora já saem com o novo cartão e não necessitam de atualização do documento. É importante que depois de renovar a inscrição no CNS os usuários plastifiquem o documento, já que ele é impresso em papel comum. O cartão do SUS é necessário em todos os atendimentos realizados através do sistema público de saúde.