Um deslizamento de terra provocado pela chuva soterrou casas na aldeia de Cambray, na Guatemala, e matou ao menos trinta pessoas nesta sexta-feira (2), segundo a agência Associated Press. Outras 36 pessoas ficaram feridas, dezenas estão desaparecidas e pelo menos 68 casas foram danificadas.

As equipes de resgate usam pás e máquinas no local à procura de mais vítimas. Julio Sanchez, porta-voz dos bombeiros, disse que os corpos estão sendo retirados da lama e levado para um necrotério improvisado, onde familiares choram ao identificar seus entes.

Entre os mortos estão Quani Bonilla, de 18 anos, que jogou em um time de squase do país. Já Rony Pu, de 23 anos, foi retirado com vida dos escombros após ficar durante 15 horas soterradas.

Devido a uma tempestade na noite de quinta-feira (1º), as casas da região ficaram sujas, cheias de lamas e de pedras. Marleni Pu, de 25 anos, tinha parentes no local onde aconteceu o acidente. “Meus tios, meus primos, minhas sobrinhas e sobrinhos, todos estão lá”, afirmou enquanto olhava para a casa dos parentes. “Seis casas onde todos eles moravam agora estão todos debaixo da terra.”

Algumas das moradias, que ficam à beira de um pequeno rio, foram abandonadas pelos proprietários por medo de mais deslizamentos.
fonte:IG