quarta-feira, 23 de novembro de 2016

PROCON orienta consumidores para a Black Friday

No próximo dia 25 de novembro ocorrerá a edição 2016 da Black Friday, grande evento de descontos promovido pelo varejo em sites e lojas físicas com reduções de preços prometidas que podem chegar a 80% do valor original do produto. Com a chegada da data, o PROCON Natal orienta os consumidores sobre os cuidados ao realizarem as compras neste período.
O órgão de defesa do consumidor destaca que deve ser realizada com antecedência uma pesquisa de preços das mercadorias que se pretende adquirir, seja presencialmente ou pela Internet para que a compra seja efetuada com segurança. Para a Diretora Geral do PROCON Natal, Aíla Cortez, a finalidade da pesquisa é verificar se os descontos oferecidos neste período promocional correspondem de fato à redução de valores dos produtos da loja. 
No caso de compras online, deve-se ficar atento e tomar algumas precauções:
– gravar as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas, no caso das lojas online;
– verificar a segurança do site, se o endereço eletrônico apresenta o protocolo HTTPS, verificado na barra do navegador e pelo uso de certificados;
– optar por sites com boa reputação;
– conferir se no navegador de acesso à internet é exibido um ícone em forma de cadeado colorido e fechado. Ao clicar em cima do cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site;
– antes de clicar em um link, passar o mouse em cima para verificar se o endereço que aparece na barra inferior do navegador é o mesmo.
– manter computador ou dispositivo móvel protegido, com senhas, antivírus e firewall atualizados, além de usar redes wifi seguras;
– checar as condições de entrega e o valor do frete, pois muitas vezes o preço exibido não inclui o custo de envio;
– exigir nota fiscal e guardar os comprovantes tanto nas lojas online, quanto físicas.

Outro aspecto a ser verificado no site das empresas é a existência de formas de contato alternativos, com indicação obrigatória de endereço físico e telefone, elementos que, se ausentes, já indicam a probabilidade de dificuldade de comunicação com a empresa para qualquer esclarecimento necessário. Nas compras on-line, o consumidor deverá preferencialmente optar pelo pagamento via cartão de crédito, uma vez que o cancelamento dessas compras, em caso de qualquer problema, torna-se mais fácil de ser feito do que em compras realizadas por boletos. É importante verificar se o site apresenta o CNPJ da empresa.
Da mesma forma, nas comprar realizadas pela internet aplica-se o direito de arrependimento,ou seja, o consumidor pode desistir da compra em até sete dias a contar do recebimento do produto, devolvendo o produto em perfeito estado para receber o seu dinheiro de volta, direito este não previsto para as compras realizadas presencialmente nos estabelecimentos comerciais, quando o consumidor tem contato direto com a mercadoria, nestes casos, a dica do Procon é para o consumidor prestar atenção na política de trocas de cada estabelecimento, o qual deverá ser visível aos clientes.
Para qualquer esclarecimento ou dúvida o PROCON NATAL disponibiliza o whatsapp 98870-3865 ou e-mail,procon.natal@natal.rn.gov.br e para ingressar com reclamação, o Procon Natal fica situado na Rua Seridó, 355, Petrópolis,  funcionando das 8h às 14h, telefone 3232-9050.

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