Os gatos, assim como os cães, usaram memórias de uma única experiência passada
É algo que os amantes de gato sabem há anos, mas que só agora a Ciência confirmou. Uma nova pesquisa descobriu que os felinos são tão inteligentes quanto os cães quando se trata de memória.
Os cientistas japoneses acreditam que os gatos, juntamente com caninos e seres humanos, são criaturas que possuem memórias episódicas. A memória episódica é a capacidade de se lembrar de detalhes autobiográficos e contextuais de eventos – como, onde e quando eles aconteceram.  O estudo precisou de 48 gatos, eles deveriam lembrar da tigela que já tinham comido e que permaneceu inutilizada por cerca de 15 minutos.
Os autores dizem que os resultados mostram que os gatos se lembraram não apenas do que eles encontraram – a tigela e o alimento – mas o fato de que havia uma tigela sem comida também. “Nossos resultados demonstram que os gatos podem possuir um sistema de memória incidental, semelhante a cães e humanos“, escreveram os especialistas.
Saho Takagi, uma psicóloga da Universidade de Kyoto, disse que os gatos, assim como os cães, usaram memórias de uma única experiência passada, o que pode significar que eles têm memória episódica semelhante à dos seres humanos. “A memória episódica é vista como relacionada com a função introspectiva da mente“, explicou. “O interessante é que os gatos podem desfrutar ativamente de memórias de sua experiência como seres humanos.“
Ela acrescentou que a pesquisa pode ajudar a estabelecer melhores relações entre animais de estimação e seus gatos. “Os gatos podem ser tão inteligentes quanto os cães, ao contrário da visão comum das pessoas de que os cães são muito mais inteligentes“, acrescentou. A equipe acredita que essa capacidade de memória seja comum entre muitos animais carnívoros – explicando a semelhança entre gatos e cães.
A professora Laurie Santos, da Universidade de Yale, disse que o experimento mostrou que os gatos se lembravam de informações sobre onde eles pesquisavam antes e também quais locais costumavam ter comida. As experiências mostraram que os cães também parecem ter lembranças ligadas a momentos e lugares específicos.
A mesma equipe de cientistas japoneses descobriu anteriormente, em testes semelhantes, que os cães tinham lembranças de tigelas de comida das quais tinham comido. No ano passado, uma equipe da Hungria descobriu que os cães eram capazes de recordar as ações de seus donos.
  Fonte: Jornal Ciência
          ANUNCIE AQUI LIGUE: 99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com