Prefeito Assis do Hospital juntamente com a população tourense, comemorarão a implantação do Marco de Touros, que simboliza o início do Brasil, e a criação do Estado do Rio Grande do Norte.
Por Dione Nascimento/Touros1501

Esquecido por várias gestões, ao longo dos 182 anos de emancipação política do município, o símbolo da colonização de Portugal ao completar 516 anos que foi chantado no Município de Touros, no ano de 1501,  data de aniversário do Estado do Rio Grande do Norte, é lembrado pelo prefeito Francisco de Assis Pinheiro de Andrade “Assis do Hospital”, que comemorará a existência do Marco de Touros, com uma programação voltada a população tourense, na próxima segunda-feira, 7 de agosto, unindo os laços de afinidade com e Portugal.

Programação:
5h -  Alvorada;
8h – Hasteamento das Bandeiras;
9h – Exposição e Palestras no centro de Turismo;
18h – Corrida Ciclística, saindo do Marco Zero;
19h – Homenagens: Entrega de Certificados;
21h – Show com Almir Felipe e Isaque Galvão.
A data comemorativa do registro de nascimento do Brasil, foi sancionada durante o governo de Garibaldi Alves Filho, quando foi assinada a Lei Nº 7.831, criada pelo ex-deputado Valério Mesquita.

Declarado monumento nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural em 1976, o Marco de Touros, é o registro originariamente comprovado de que “o Brasil nasceu aqui”.

O Marco  Colonial de 1501
O Marco instalado originalmente na cidade de Touros/RN foi feito de uma pedra calcária de granulação fina, provavelmente de mármore português ou lioz, medindo 1,20m de altura; 0,20m de espessura, 0,30m de largura; 1,05m de contorno.
Na parte superior, contém a cruz da Ordem de Cristo (a famosa Cruz de Malta) em relevo e, abaixo, as armas do rei de Portugal e cinco escudetes em aspas com cinco quinas, sem as bordaduras dos castelos.


Pesquisador Lenine Pinto

O pesquisador de nome Lenine Pinto, que também foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte demonstra uma série de fatos e dados reais, de que o Brasil foi descoberto na Praia de Touros, no Rio Grande do Norte.
Foto: Bom, em 1965 Lenine escrevia para um livro que lançaria naquele mesmo ano quando descobriu um dado interessante em suas pesquisas.

Fonte:Jornalista Alexandre Garcia
ANUNCIE AQUI LIGUE:  
99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com