Faz parte da história da fundação de Nova Cruz a figura do Frei Italiano, da congregação franciscana, Serafim de Catânea, vindo para o Brasil em 1841, inciando sua missão pela capital pernambucana, Recife. 

Percorreu todo o nordeste, inclusive as regiões do Trairi e do Agreste do Rio Grande do Norte, sempre com a fama de ser milagreiro. Segundo conta o escritor Luiz da Câmara Cascudo, a “Vila do Urtigal” estava sendo atormentada por uma anta maligna que teria parte de seu couro sido cortada por um caçador e mesmo assim ainda continuava viva. 
Os moradores da vila sabedores da presença do Frei Serafim de Catânea em missão na região, o chamaram para rezar uma missa para exorcizar o animal. Então o Frei solicitou que trouxessem galhos de Inharé – Planta medicinal, e deles formou uma cruz, fincando-a no ponto alto da vila (onde hoje fica a Praça do Marco Zero) e rezou a missa solicitada. Além disso, pediu que os moradores passassem a chamar a vila – antiga Urtigal ou da anta esfolada, em NOVA CRUZ.
O que poucos sabem, na nossa cidade, é que o Frei Serafim de Catânea foi responsável por muitos feitos em suas missões. Um deles foi iniciar a construção da Igreja de São Benedito com esmolas das famílias ricas de Terezina capital do Piauí em 1874, e que ficou concluída em 1886. No ano seguinte o Frei, bastante idoso voltou para a Itália onde morreu. Séculos depois, em sua homenagem uma grande estátua foi construída próximo à Igreja e uma grande avenida que passa pela Igreja recebeu seu nome.
Na capital do Agreste potiguar, Nova Cruz, o Frei italiano recebeu também uma homenagem com seu nome dado a uma das grandes avenidas da cidade, ligando a Secretaria de Obras, estádios do União e de São Sebastião, até o encontro com a RN que liga Nova Cruz a Montanhas.
(Informações Arquidiocese de Terezina - Piauí).


 Por Claudio Lima 
ANUNCIE AQUI LIGUE:  
99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com