(Foto: Wellington Rocha)
A abertura do aeroporto Internacional Aluízio Alves em são Gonçalo do Amante só foi liberada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) na sexta-feira (30), véspera do início das operações do novo terminal aeroviário. De acordo com a ANAC, o ASGA foi homologado, certificado e cadastrado pela Agência em conformidade com todos itens de segurança exigidos para a abertura e funcionamento de um aeroporto.

Os itens restantes referem-se à finalização e acabamentos da infraestrutura aeroportuária do terminal de passageiros. Por esse motivo, não será cobrada a tarifa de embarque, única tarifa paga pelos passageiros, até que todos os itens previstos no contrato sejam finalizados. Os passageiros que tiverem pago a tarifa de embarque em passagens já adquiridas anteriormente deverão ser ressarcidos pelas companhias aéreas nas mesmas condições de compra dos bilhetes.

Segundo a agência nacional, a infraestrutura do aeroporto apresentou, até o momento, 98% dos requisitos exigidos no contrato de concessão, estando assim, operacional, sem qualquer prejuízo à segurança das operações.
As companhias aéreas são responsáveis pela comunicação da alteração de aeroporto aos passageiros e já iniciaram esse processo desde a comunicação de abertura do aeroporto pela Secretaria de Aviação Civil (SAC-PR). Atualmente, o novo aeroporto vai movimentar 38 voos domésticos e dois internacionais com 211 frequências semanais.

O novo aeroporto terá capacidade anual para seis milhões de passageiros em 2014, com 42 mil metros quadrados de terminal. A operadora do novo aeroporto é a concessionária Inframérica, formada pela empresa argentina Corporación America e pelo Grupo Engevix, mesma operadora do Aeroporto de Brasília.

fonte:portal no ar 
xuadoagreste@hotmail.com