América é derrotado pelo Paraná e está rebaixado para Série C (Foto: Wellington Rocha)

O América viajou para Curitiba dependendo apenas das suas próprias forças para escapar do rebaixamento, mas não conseguiu. O Alvirrubro foi derrotado por 4 a 1 pelo Paraná na tarde deste sábado (29), no estádio Durival de Britto, e vai disputar a Série C do Campeonato Brasileiro em 2015. Giancarlo, Thiaguinho, duas vezes, e Marcos Serrato marcaram para o Tricolor paranaense, enquanto Emerson descontou para os rubros.
Com a derrota americana e a vitória do Bragantino sobre o ABC, no Frasqueirão, o América encerrou a competição na 17ª colocação com 43 pontos conquistados.


Gols relâmpagos
A partida começou e não deu tempo para o América entrar em campo. Logo no primeiro lance de ataque com 1 minuto de jogo o Paraná abriu o placar. Após cruzamento pela esquerda, Giancarlo dominou e bateu para abrir o placar no Durival de Britto.
Após o gol, o time americano esboçou uma reação e assustou aos 5 minutos. Depois de bola alçada na área, Rodrigo Pimpão se antecipou ao zagueiro e desviou, Marcos salvou. Apesar do lance, foi o Paraná quem chegou ao gol. Aos 9, Esquerdinha puxou rápido contra-ataque e deixou Thiaguinho livre para ampliar o placar.

Precisando reverter o placar, o América partiu para o ataque explorando as jogadas pelas laterais, principalmente pelo lado esquerdo com Wanderson e Arthur Maia. Aos 18, Maia cruzou e Márcio Passos desviou de cabeça, mas mandou para fora. Pouco depois, o volante sentiu lesão e foi substituído por Jean Cléber. Com a vantagem, o Paraná passou a explorar os contra-ataques, mas não conseguiu encaixar boas jogadas.

O Alvirrubro teve boa chance aos 33 minutos em cobrança de falta de Daniel Costa, a bola perto da trave. No lance seguinte, a equipe potiguar até balançou as redes, mas o assistente flagrou o atacante Rodrigo Pimpão em posição irregular. Antes do intervalo, a equipe rubra chegou com perigo novamente. Aos 42, Daniel Costa cobrou falta e Cléber desviou de cabeça, Marcos encaixou.

Pressão americana
Na volta do intervalo, a equipe de Roberto Fernandes voltou buscando o ataque e assustou logo no início. Wanderson avançou pela esquerda, invadiu a área e bateu cruzado, Marcos defendeu com segurança.

O tricolor seguiu explorando os contra-ataque, mas com dificuldade para definir as jogadas. Enquanto isso, o América se lançou todo ao ataque e com as bolas levantadas na área teve boas chances de balançar as redes. Aos 13, Max recebeu cruzamento e mandou perto da trave.

Dois minutos depois foi a vez de Rodrigo Pimpão tentar, mas Marcos fez grande defesa. Insistindo na bola aérea, o Alvirrubro assustou em dois lances seguidos. Primeiro, Pimpão cabeceou e o arqueiro salvou. Na sequência, Emerson recebeu livre e o goleiro paranista apareceu mais uma vez.

Aos 30 minutos, após tanto insistir e pressionar o América chegou ao gol. Em mais uma bola levantada na área, Emérson apareceu livre e cabeceou para balançar as redes, desta vez Marcos ficou apenas olhando.

Quando a equipe natalense parecia que ia continuar a reação, o zagueiro Lázaro fez falta dura e recebeu cartão vermelho. Para complicar ainda mais a situação, aos 42 minutos, Thiaguinho aproveitou a falha da defesa americana e marcou o terceiro. Antes do término do jogo, Marcos Serrato puxou contra-ataque e definiu a goleada no Durival de Britto: 4 a 1.

Ficha Técnica
Local: Estádio Durival de Britto, Curitiba (PR)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (PE)
Cartões amarelos: Edson Sitta, Thiaguinho (Paraná); Lázaro (América)
Cartão vermelho: Lázaro (América)
Paraná: Marcos, Auremir (Marcos Serrato), Cleiton, Alef e Yan; Edson Sitta (Jean), Leandro Vilela, Carlinhos (Tiago Alves) e Lúcio Flávio; Giancarlo e Thiaguinho. Técnico: Ricardinho.
América: Andrey, Walber (Isac), Cléber, Lázaro e Wanderson (Emerson); Márcio Passos (Jean Cleber), Neto, Daniel Costa e Arthur Maia; Max e Rodrigo Pimpão. Técnico: Roberto Fernandes.

fonte:portal no ar