Moradores com água pelos ombros, ao fundo a igreja da Imaculada Conceição no centro de Nova Cruz

Há 55 anos, numa quinta feira no dia 6 de Julho, os moradores da cidade de Nova Cruz vivenciavam a sua grande cheia dos Rios Bujari e Curimataú inundando a parte baixa da cidade, chegando as águas barrentas das enchentes na parte da Rua Getúlio Vargas por trás da antiga estação ferroviária em Nova Cruz.
Centro de Nova Cruz totalmente inundado pelas águas dos Rios Curimataú e Bujari.

Cheias e enchentes marcaram o cotidiano de várias cidades do RN e PB. Com destaque para o ano de 1964, ano que ficou marcado para sempre na memória  dos que presenciaram e que ainda surpreende muita gente ao ver as fotografias originais, que alguém de ampla visão de futuro, registrou e que hoje são testemunhas e que comprovam o desespero das pessoas, na época, presentes.
Rua Getúlio Vargas, ao fundo a estação ferroviária no centro de Nova Cruz totalmente inundado pelas águas dos Rios Curimataú e Bujari.

Houve episódios graves que afetaram grande parte das cidades. Uma das mais famosas enchentes da região agreste do RN foi à cheia que atingiu a cidade de Nova Cruz, quando as águas invadiram a rua principal alagando casas, lojas, igreja, etc. 

Moradores tentando retirar bancas e moveis das lojas inundadas pelas águas dos Rios Curimataú e Bujari.

Segundo relatos, as águas do rio Curimataú subiram mais ou menos uns 6 metros acima do leito normal.
 
A partir de então sempre se tem certo receio de que algum dia as chuvas torrenciais e intensas voltem a provocar mais uma cheia e a provocar alvoroço na cidade. 
Para marcar a data da enchente na cidade, colocaram o nome de uma Rua de 6 de Julho que fica localizada na parte alta da cidade, hoje bairro de São Sebastião.
Bairro de São Sebastião na década de 50, podemos destacar o antigo prédio do DER, o campo do União, o hoje prédio do mercado publico, lá no canto o campo do São Sebastião e a igreja de São Sebastião e o prédio do hospital.

Com Informações do blog Afrânio Patrício Fotos via internet

ANUNCIE AQUI LIGUE: 
99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com