TRE-RN nega recurso, mantém cassação de prefeito e vice e determina novas eleições em Lagoa de Pedras

  Tribunal Regional Eleitoral RN Rio Grande o Norte TRE — Foto: Divulgação A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte n...

 

Tribunal Regional Eleitoral RN Rio Grande o Norte TRE — Foto: Divulgação

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte não aceitou o recurso impetrado pelo prefeito e vice eleitos em 2020 para o município de Lagoa de Pedras, no interior do estado, e manteve o afastamento dos dois dos cargos.

Na decisão, o TRE também determinou realização de novas eleições no município.

A decisão foi por unanimidade de votos e em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral. O órgão entende que houve compra de votos por parte da chapa nas eleições de 2020.

Assim, Guilherme Affonso Melo Amancio da Silva e André Michel Paulo de Andrade devem permanecer afastados dos cargos de prefeito e vice. O mandato dos dois já havia sido cassado em primeira instância.

A decisão é final no âmbito do TRE, mas ainda cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

g1 tentou contato com o prefeito, mas até a atualização mais recente desta matéria não recebeu resposta.

Decisão

O desembargador Claudio Santos, relator do processo, entendeu que a sentença proferida pelo juízo da 44ª Zona Eleitoral não merece reparo, pois foi fundamentada em sólido acervo que comprova a irregularidade em questão: a compra de votos. A decisão também prevê multa no valor de 15 mil UFIR (Unidade Fiscal de Referência).

"Tais condenações não merecem qualquer reparo. (...) Ante o exposto, voto pelo desprovimento do recurso, mantendo-se a sentença recorrida em todos os seus termos. Por conseguinte, determino o afastamento imediato de Guilherme Affonso Melo Amancio da Silva e de André Michel Paulo de Andrade dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do município de Lagoa de Pedras/RN, respectivamente; assim como a realização de novas eleições naquele município", destacou o relator em seu voto.

O parecer da Procuradoria Regional Eleitoral também foi para manter a sentença de primeiro grau. De acordo com o procurador Regional Eleitoral, Rodrigo Telles, "os candidatos efetivamente tinham conhecimento dessa atuação e dela se beneficiaram".

"O teor dos vídeos e dos áudios apontam no sentido de que havia uma proximidade do chefe da Guarda Municipal com os candidatos, pois eles são mencionados constantemente nos vídeos. A própria condição funcional, de chefe da guarda municipal em um município pequeno do interior, exige uma proximidade com o gestor ou futuro gestor. E como o advogado dos recorridos ressaltou, o chefe da guarda municipal, após a eleição em que os candidatos sagraram-se vencedores, foi mantido no cargo, como ele mesmo antecipara nesses vídeos", disse.

Diante das análises dos fatos, a procurador entendeu que "tudo isso conjugado constitui um material probatório, ao ver do Ministério Público, suficiente para demonstrar o conhecimento e a anuência dos candidatos. Por isso, o parecer foi no sentido de que fosse mantida a sentença que cassou os mandatos e aplicou multa".

"Para afastar um dos argumentos dos recorrentes, o ilícito de captação de sufrágio não exige resultado material, basta o especial fim de agir, que é aquele prometer vantagens para obtenção de votos. Com essas considerações, o Ministério Público Eleitoral pede a manutenção da sentença", finalizou Telles.

 fonte:g1rn

COMMENTS

Nome

Aniversariantes,392,Assembleia RN,88,Brejinho,209,charge,89,Compras e Vendas,459,Educação,105,Esporte,429,f,2,Festas,1081,Futebol,65,Gatas,203,Notícia,72,Noticias,1405,Notícias,2093,p,210,Policia,5438,Politica,3155,Política,410,propaganda,2043,Religião,460,saude,8,saúde,244,TV Xuá,1,TVxua,94,
ltr
item
Xua do Agreste: TRE-RN nega recurso, mantém cassação de prefeito e vice e determina novas eleições em Lagoa de Pedras
TRE-RN nega recurso, mantém cassação de prefeito e vice e determina novas eleições em Lagoa de Pedras
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjvqATScBY77C6hi67nDjdxvq4tX4JfZZhzD9jMWsSztmvGBpat1A_0Bu59m7H5XdnYrcjxboevxbIBKG7vomBUKQbl2s9VNrgSKvvDbjK6OHbEFWSvIXAdZ5ueAPnQgn6fw_6btCS-om2XyRNvuGR9cd6iRoqVyTnSR9Zx_O5VtwyFIxZq-lEt9cG5WQ=w640-h278
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjvqATScBY77C6hi67nDjdxvq4tX4JfZZhzD9jMWsSztmvGBpat1A_0Bu59m7H5XdnYrcjxboevxbIBKG7vomBUKQbl2s9VNrgSKvvDbjK6OHbEFWSvIXAdZ5ueAPnQgn6fw_6btCS-om2XyRNvuGR9cd6iRoqVyTnSR9Zx_O5VtwyFIxZq-lEt9cG5WQ=s72-w640-c-h278
Xua do Agreste
https://www.xuadoagreste.com.br/2022/02/tre-rn-nega-recurso-mantem-cassacao-de.html
https://www.xuadoagreste.com.br/
https://www.xuadoagreste.com.br/
https://www.xuadoagreste.com.br/2022/02/tre-rn-nega-recurso-mantem-cassacao-de.html
true
543441102159246697
UTF-8
Carregar todos os posts Not found any posts ver todos Leia Mais Responder Cancelar Resposta Deletar Por Home Paginas POSTS Visualizar todas RECOMENDAR PRA VOCÊ LABEL ARCHIVE Procurar Todos os Posts Não foi encontrado nenhum post correspondente ao seu pedido Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janueiro Fevereiro Março Abril Mai Jun Jul Ags Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Feb Mar Abr Mai Jun Jul Agos Set Out Nov Dez Justamente agora 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Seguidores Seguidor THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy