Com 177 quilômetros de extensão, a nova adutora terá captação de água no Rio Guaju, na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Fot...
Com 177 quilômetros de extensão, a nova adutora terá captação de água no Rio Guaju, na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Foto: Ascom/Governo do RN.
As obras da Adutora do Agreste Potiguar devem começar em agosto deste ano, segundo anúncio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) após dois dias de reuniões com técnicos do Governo do Estado. O empreendimento tem investimento previsto de R$ 468 milhões e beneficiará mais de 170 mil pessoas em 35 municípios potiguares.
Com 177 quilômetros de extensão, a nova adutora terá captação de água no Rio Guaju, na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. A ordem de serviço foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 19 de março, data em que também foi inaugurada a Barragem Oiticica, segunda maior do estado.
Durante o encontro, também foi discutido o andamento da Adutora Seridó Norte, obra orçada em R$ 300 milhões, com 184 quilômetros de tubulações e captação na barragem Armando Ribeiro Gonçalves. A expectativa é que este projeto seja concluído até dezembro deste ano.
De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), 113 quilômetros da Adutora Seridó Norte já estão em execução. Após o tratamento, a água será direcionada para os municípios de Florânia, Cruzeta, São Vicente e Currais Novos, com possibilidade de atendimento a Acari por meio de interligação com o sistema já existente.
O Seridó potiguar, localizado na mesorregião Central, é considerado a área mais vulnerável do estado em relação ao abastecimento de água e concentra a maior densidade populacional do semiárido brasileiro. São 223 mil habitantes em 17 municípios. Atualmente, os principais reservatórios públicos da região, construídos no século passado, acumulam cerca de 61,8 milhões de metros cúbicos, diante de uma capacidade total de 280 milhões.
“São duas obras importantíssimas para a segurança hídrica do Estado que vamos entregar ao Rio Grande do Norte. O Agreste é uma região que há mais de 50 anos sofre com a escassez de água. Essa obra, importantíssima para o Agreste, nós conseguimos com muito esforço e determinação incluir no Programa de Aceleração do Crescimento. E graças à sensibilidade do presidente Lula, já é realidade”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
O secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Paulo Varella, reforçou a dimensão dos projetos: “As duas maiores obras da Codevasf, no Brasil, estão no Rio Grande do Norte. Juntas, elas representam investimento de R$ 768 milhões. Diante da importância que elas têm para o nosso Estado, convidamos a diretoria da Codevasf para uma reunião aqui na Semarh. Colocamos todos os detalhes das duas obras, levantamos os gargalos e discutimos a forma de como poderemos atuar juntos. Em relação à adutora do Agreste, eles firmaram um compromisso conosco de iniciar as obras até agosto”.
A reunião também contou com representantes da CAERN, do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), além das empresas responsáveis pelas obras. A Codevasf foi representada pelo diretor de Infraestrutura, Henrique Bernardes.
Fonte: o poti news
ANUNCIE AQUI LIGUE:


COMMENTS