Motoristas enfrentaram dificuldade próximo ao Viaduto do Baldo. ( Foto: José Aldenir / Agora Imagens )
Centenas de municípios das regiões Norte e Nordeste tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido na tarde desta quarta-feira, 21. No Rio Grande do Norte, todos os 167 municípios ficaram sem luz por cerca de duas horas. O Operador Nacional do Sistema (ONS) diz que o corte foi provocado por uma perturbação na rede de transmissão de energia, mas que as causas ainda são desconhecidas. Distribuidoras de energia e fontes do setor dizem, porém, que o problema foi iniciado na linha de transmissão em Belo Monte, no Pará.
Em Natal, o trânsito ficou complicado por causa da desativação de semáforos. Em diversos pontos da capital foram registrados congestionamentos. Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) orientaram o tráfego. Não houve acidentes graves.
O comércio também foi prejudicado devido ao corte de energia. Os dois maiores shoppings da cidade encerraram as atividades minutos depois do apagão. No Centro da cidade, comerciantes fecharam as portas mais cedo. Supermercados também interromperam os serviços.
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) informou que o serviço foi restabelecido às 17h48 na maioria das cidades.
Até o fechamento desta matéria, algumas regiões de Natal – principalmente a zona Norte – ainda estavam com o fornecimento de energia suspenso.
NOTA DO ONS
Em nota, o ONS informa que, às 15h48, “uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento”. De acordo com a nota, com a perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
“Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste”, acrescenta o comunicado.
Segundo o ONS, às 16h15, já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Neste momento, conclui a nota, as equipes do ONS trabalham na recomposição dos sistemas Norte e Nordeste.
fonte:agencia Brasil

ANUNCIE AQUI LIGUE:  
99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com