Poderia ser uma “simples” Exortação Apostólica Pós Sinodal, como muitas outras. Mas o Papa Francisco escreveu uma que representa um docume...
Poderia ser uma “simples” Exortação Apostólica Pós Sinodal, como muitas
outras. Mas o Papa Francisco escreveu uma que representa um documento
chave do seu Pontificado. A rota que sugere os “caminhos para a
caminhada da Igreja nos próximos anos”.
Quase a profecia de uma
renovação profunda proposta a todos os cristãos. Um texto operacional
destinado a sacudir todas as instâncias e todas as dinâmicas da Igreja;
um convite a emancipar-se de tudo o que entorpece a missão de anunciar o
coração palpitante do Evangelho entre os homens de hoje, assim como
são.
Ggregorio Borgia
Francisco critica o consumismo da sociedade moderna e "a tristeza individualista que brota do coração acomodado e avarento"
Em
primeiro lugar está a “alegria do Evangelho”, como diz a versão
original escrita em espanhol. “A alegria do Evangelho”, lê-se nas
primeiras linhas da Exortação, “enche o coração e a vida inteira dos que
se encontram com Jesus. Quem se deixa salvar por Ele é liberto do
pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo
sempre nasce e renasce a alegria”.
Enquanto “o grande risco do mundo
atual, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza
individualista que brota do coração acomodado e avarento, da busca
desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada”. Inclusive
muitos crentes caem nessa armadilha, “convertem-se em seres
ressentidos, queixosos, sem vida”. Ao contrário, “quando alguém dá um
pequeno passo ao encontro de Jesus, descobre que Ele já aguardava de
braços abertos a chegada”.
Experimentar e propor aos outros a salvação alegre que Cristo ressuscitado oferece e os meios dos quais se serve são a vocação de todos os cristãos, além da razão de ser da Igreja. A experiência do encontro pessoal com Cristo é “o manancial da ação evangelizadora. Porque, se alguém acolheu esse amor que lhe devolve o sentido da vida, como pode conter o desejo de comunicação a outros?” Por isso, a evangelização nunca deve ser entendida como “uma heroica tarefa pessoal, já que a obra é, sobretudo, d’Ele, para além do que possamos descobrir e entender. Jesus é ‘o primeiro e o maior evangelizador’. Em qualquer forma de evangelização, o primado é sempre de Deus”.
Se a missão própria dos cristãos é a de anunciar a alegria do Evangelho, o próprio objetivo configura também as formas nas quais esta se manifesta. Todos “têm o direito de receber o Evangelho. Os cristãos têm o dever de anunciá-lo sem excluir ninguém, não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem compartilha uma alegria, assinala um belo horizonte, oferece um banquete desejável. A Igreja não cresce por proselitismo, mas ‘por atração’”. A alegria do Evangelho é missionária que “sempre tem a dinâmica do êxodo e do dom, do sair de si, do caminhar e semear sempre de novo, sempre para mais além”. A comunidade evangelizadora que mergulha “na vida cotidiana dos outros, encurta distâncias, abaixa-se até a humilhação, caso for necessário”. Ela “acompanha a humanidade em todos os seus processos, por mais duros e demorados que sejam. Conhece as longas esperas e a paciência apostólica. A evangelização patenteia muita paciência, e evita deter-se a considerar as limitações. Fiel ao dom do Senhor, sabe também ‘frutificar’. A comunidade evangelizadora mantém-se atenta aos frutos, porque o Senhor a quer fecunda. Cuida do trigo e não perde a paz por causa do joio”.
Experimentar e propor aos outros a salvação alegre que Cristo ressuscitado oferece e os meios dos quais se serve são a vocação de todos os cristãos, além da razão de ser da Igreja. A experiência do encontro pessoal com Cristo é “o manancial da ação evangelizadora. Porque, se alguém acolheu esse amor que lhe devolve o sentido da vida, como pode conter o desejo de comunicação a outros?” Por isso, a evangelização nunca deve ser entendida como “uma heroica tarefa pessoal, já que a obra é, sobretudo, d’Ele, para além do que possamos descobrir e entender. Jesus é ‘o primeiro e o maior evangelizador’. Em qualquer forma de evangelização, o primado é sempre de Deus”.
Se a missão própria dos cristãos é a de anunciar a alegria do Evangelho, o próprio objetivo configura também as formas nas quais esta se manifesta. Todos “têm o direito de receber o Evangelho. Os cristãos têm o dever de anunciá-lo sem excluir ninguém, não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem compartilha uma alegria, assinala um belo horizonte, oferece um banquete desejável. A Igreja não cresce por proselitismo, mas ‘por atração’”. A alegria do Evangelho é missionária que “sempre tem a dinâmica do êxodo e do dom, do sair de si, do caminhar e semear sempre de novo, sempre para mais além”. A comunidade evangelizadora que mergulha “na vida cotidiana dos outros, encurta distâncias, abaixa-se até a humilhação, caso for necessário”. Ela “acompanha a humanidade em todos os seus processos, por mais duros e demorados que sejam. Conhece as longas esperas e a paciência apostólica. A evangelização patenteia muita paciência, e evita deter-se a considerar as limitações. Fiel ao dom do Senhor, sabe também ‘frutificar’. A comunidade evangelizadora mantém-se atenta aos frutos, porque o Senhor a quer fecunda. Cuida do trigo e não perde a paz por causa do joio”.
O
objetivo declarado da Exortação Apostólica é “propor algumas diretrizes
que possam encorajar e orientar, em toda a Igreja, uma nova etapa
evangelizadora, cheia de ardor e dinamismo”. E neste percurso que o Papa
propõe a todos “não convém que o Papa substitua os episcopados locais
no discernimento de todas as problemáticas que sobressaem nos seus
territórios. Neste sentido, sinto a necessidade de proceder a uma
salutar ‘descentralização’”. Além disso, a “transformação missionária da
Igreja” prefigurada por Bergoglio passa por uma renovação eclesial
definida como “impostergável”. Trata-se de uma aventura que envolve toda
a Igreja em “uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar
as coisas como estão. Neste momento, não nos serve uma ‘simples
administração’. Constituamo-nos em ‘estado permanente de missão’, em
todas as regiões da terra”.
O principal critério desta renovação não é uma teologia particular nem nenhuma linha de pensamento eclesial, mas “uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda estrutura eclesial se tornem um canal adequado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação”.
A pastoral ordinária, as paróquias, os movimentos, a hierarquia foram convidados a ter uma atitude de “saída”. O próprio exercício do mistério petrino, segundo o Papa Francisco, está imerso no dinamismo da renovação “em chave missionária”; Bergoglio anuncia também uma “conversão do papado”, para torná-lo “mais fiel ao significado que Jesus Cristo quis dar-lhe e às necessidades atuais da evangelização”.
O principal critério desta renovação não é uma teologia particular nem nenhuma linha de pensamento eclesial, mas “uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda estrutura eclesial se tornem um canal adequado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação”.
A pastoral ordinária, as paróquias, os movimentos, a hierarquia foram convidados a ter uma atitude de “saída”. O próprio exercício do mistério petrino, segundo o Papa Francisco, está imerso no dinamismo da renovação “em chave missionária”; Bergoglio anuncia também uma “conversão do papado”, para torná-lo “mais fiel ao significado que Jesus Cristo quis dar-lhe e às necessidades atuais da evangelização”.
Andrew Medichini
Papa Francisco quer que a Igreja se apresente ao mundo como uma mãe de braços abertos
Em
seu apelo à conversão missionária da Igreja, o Papa Francisco expõe uma
detalhada sintomatologia da autorreferencialidade na qual é fácil tomar
direções que inclusive caracterizaram momentos recentes da Igreja, sob a
influência da “cultura globalizada atual”. Vai-se desde a sensação de
derrota que se instala em pessoas consagradas e leigas, uma espécie de
“pessimismo lamuriante” indicado por Bergoglio, que utiliza as palavras
de João XXIII sobre os profetas de desgraças, aqueles que “não veem
senão prevaricações e ruínas”. A raiz dos piores males que afligem a
Igreja é identificada por Francisco com “o mundanismo espiritual, que se
esconde por detrás de aparências de religiosidade e até mesmo de amor à
Igreja, é buscar, em vez da glória do Senhor, a glória humana e o
bem-estar pessoal”.Bergoglio relaciona com esta atitude as novas
expressões de um gnosticismo (que nunca desapareceu) ou do
neopelagianismo “de quem, no fundo, só confia nas suas próprias forças e
se sente superior aos outros por cumprir determinadas normas ou por ser
irredutivelmente fiel a um certo estilo católico próprio do passado”.
As palavras do Papa criticam duramente esses ambientes eclesiais nos
quais “alimenta-se a vanglória de quantos se contentam com ter algum
poder e preferem ser generais de exércitos derrotados antes que simples
soldados dum batalhão que continua lutando”, sonhando “com planos
apostólicos expansionistas, meticulosos e bem traçados, típicos de
generais derrotados”. Um mundanismo asfixiante que se esconde sob
“roupagens espirituais ou pastorais”, e que pode ser curada somente
“saboreando o ar puro do Espírito Santo”.Bergoglio cita o
clericalismo que penaliza os leigos e que os mantém “à margem das
decisões” ou que os absorve em “tarefas intraeclesiais, sem um
compromisso real com a aplicação do Evangelho na transformação da
sociedade”. E reconhece que as reivindicações dos direitos das mulheres
“colocam à Igreja questões profundas que a desafiam e não se podem
iludir superficialmente”. O sacerdócio reservado aos varões “é uma
questão que não se põe em discussão, mas pode tornar-se particularmente
controversa se se identifica demasiado a potestade sacramental com o
poder”.Diante destes cenários, Bergoglio insiste em que a missão
evangelizadora não é uma questão de especialistas ou de “roupas de
elite”. Quem anuncia a alegria do Evangelho deve ser todo o Povo Santo
de Deus, “santo por esta unção que o torna infalível in credendo”. Um
povo “com muitos rostos” reunido pela graça de Deus e não segundo
homologações culturais. O anúncio cristão –reconhece o Papa Francisco–
não se identifica com nenhuma cultura, nem sequer com as que “estiveram
estreitamente ligadas à pregação do Evangelho e ao desenvolvimento de um
pensamento cristão”. Por isso, “não podemos pretender que todos os
povos dos vários continentes, ao exprimir a fé cristã, imitem as
modalidades adotadas pelos povos europeus num determinado momento da
história, porque a fé não se pode confinar dentro dos limites de
compreensão e expressão de uma cultura particular”.Ao
ter como pontos cardeais a Constituição conciliar Lumen Gentium (sobre a
natureza da Igreja), os textos montinianos Ecclesiam Suam e Evangelii
Nuntiandi, além do Documento de Aparecida, a rota que Bergoglio agora
traça concentra-se sobre alguns pontos nevrálgicos. De acordo com o Papa
Francisco, é necessário rever a forma como é oferecido o anúncio
evangélico. Por exemplo, coloca-se em discussão uma espécie de
intervencionismo “midiático-eclesial” que se concentra nas questões
morais. Com a seleção interessada dos conteúdos que normalmente os meios
de comunicação levam a cabo, “a mensagem que anunciamos corre mais do
que nunca o risco de aparecer mutilada e reduzida a alguns de seus
aspectos secundários”.
Isto acontece quando algumas questões que fazem
parte do ensino moral da Igreja são propostas constantemente “fora do
contexto que lhes dá sentido”.Segundo o Papa Francisco, o
enfoque sobre a ação moral não pode prescindir da luz própria da vida
iluminada pelo Evangelho. Uma pastoral em chave missionária “não está
obcecada pela transmissão desarticulada de uma imensidade de doutrinas
que se tentam impor à força de insistir. Quando se assume um objetivo
pastoral e um estilo missionário, que chegue realmente a todos sem
exceções nem exclusões, o anúncio concentra-se no essencial, no que é
mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, mais
necessário”. Citando Santo Tomás, o Papa repete que no âmbito específico
das ações exteriores, a maior das virtudes morais para a inteligência
humana iluminada pela fé é a misericórdia. Além disso, a missão de
anunciar a todos a alegria do Evangelho manifesta-se dentro dos limites
humanos e toma em consideração as condições nas quais vivem os homens
(marcada pelo pecado original e pelo fluxo dos condicionamentos que nos
rodeiam).“Há normas ou preceitos eclesiais”, reconhece o Papa,
“que podem ter sido muito eficazes noutras épocas, mas já não têm a
mesma força educativa como canais de vida”. Santo Tomás de Aquino
destacava que os preceitos dados por Cristo e pelos Apóstolos ao povo de
Deus “‘são pouquíssimos’”. Além disso, é preciso “acompanhar, com
misericórdia e paciência, as possíveis etapas de crescimento das
pessoas, que se vão construindo dia após dia. Aos sacerdotes, lembro que
o confessionário não deve ser uma câmara de tortura, mas o lugar da
misericórdia do Senhor que nos incentiva a praticar o bem possível. Um
pequeno passo, no meio de grandes limitações humanas, pode ser mais
agradável a Deus do que a vida externamente correta de quem transcorre
os seus dias sem enfrentar sérias dificuldades”.A Igreja,
explica o Papa Bergoglio, apresenta-se ao mundo como “uma Mãe com os
braços abertos”. Uma das amostras desta abertura é deixar abertas,
materialmente, as portas das Igrejas e dos lugares de oração. Mas,
segundo o Papa, “nem sequer as portas dos sacramentos se deveriam fechar
por uma razão qualquer”. Isto, obviamente também é válido para o
batismo. Mas também para a eucaristia, acrescenta o Papa: “não é um
prêmio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento para os
fracos.
Gianni Valente - Escritor
Tentações dos agentes de pastoral
Hierarquia das verdades e as questões morais
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