foto de divulgação
Consultando hoje neste dia chuvoso em Natal a minha velha Remington 25, cheguei a conclusão que teremos a presidente estadual do PSB e vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, novamente governadora do Rio Grande do Norte e a deputada federal Fátima Bezerra (PT) senadora. E por que cheguei a esta conclusão?

Bem, na verdade foi apenas uma consulta a velha Remington, que por anos de estrada no jornalismo político papa-jerimum me aconselhou a fazer esta análise. Claro e óbvio a velha máquina de escrever me levou a conjecturar diante do quadro político-eleitoral em que se encontra o Rio Grande do Norte, onde a eleição para governador parece mais eleição de síndico, ninguém quer ser candidato.

Contudo, a minha velha Remington, companheira de anos antes do invento da internet, é observadora das coisas. Wilma de Faria tem três projetos na gaveta que todos estão careca de saber: candidata a deputada federal, candidata ao Senado ou novamente candidata ao governo. Destas candidaturas a que melhor lhe agrada é ao Senado. Claro e óbvio se contar com o apoio do PMDB da família Alves e de preferência tendo o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo como candidato a governador.

Mas, da mesma forma pensa a deputada federal Fátima Bezerra. No entanto a preferência de Fátima seria ter o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, como o candidato a governador e ela ao Senado. No entanto as dúvidas tanto de Wilma quanto de Fátima persistem. A bem da verdade a dúvida da petista aí não é bem com relação a sua candidatura à senatória, mas precisamente ao PMDB. Ou seja, os peemedebistas vão se aliar ao PSB de Wilma ou ao seu PT?

Com esse dilema posto, foi aí que a velha Remington me levou a conjecturar. Se Wilma prefere Henrique Alves como candidato a governador pelo PMDB e não o empresário Fernando Bezerra, como se especula, e se o governador de Pernambuco Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, quer fazer um palanque forte no Rio Grande do Norte, e se Fátima Bezerra é mesmo candidata ao Senado, a opção da “guerreira” será mesmo tentar chegar de novo ao governo do estado.

Sendo assim, por ser Wilma uma forte candidata ao governo e Fátima também uma forte candidata ao Senado, pode-se dizer com toda certeza que as duas, cada uma disputando um cargo diferente tem reais chances de vitória. Mas, a velha máquina de escrever lembra pra mim ter cuidado na minha análise, pois que a ciência política não é uma ciência exata como a matemática onde dois mais dois são quatro.

Daí dizer que tenho a impressão que teremos Wilma no governo e Fátima no Senado.
Eu disse tenho a impressão, caro leitor.
A conferir!

fonte:Coluna do Barbosa

xuadoagreste@hotmail.com