Médicos, enfermeiros e técnicos estão em falta (Foto: Alberto Leandro)

O relatório de auditoria operacional dos hospitais regionais aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) apontou que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) está com um déficit de 1.990 profissionais de saúde para o quadro efetivo.

Segundo o voto do relator conselheiro do TCE, Tarcísio Costa faltam “1.200 técnicos de enfermagem, 490 médicos e 300 enfermeiros, o que contribui sobremaneira para a crise no sistema público de saúde”, relata.
Ainda segundo o relatório há um “alto volume” de recursos gastos com os denominados plantões eventuais. “Passaram a ser usados de modo indiscriminado e corriqueiro”, diz o conselheiro. Segundo a auditoria somente em maio de 2012 haviam sido gastos R$ 4,2 milhões com os plantões eventuais.

As recomendações do relatório apontam a necessidade da realocação de força de trabalho para equalizar as unidades que apresentam déficits de pessoal e a adoção de política de gerenciamento dos recursos humanos para reposição de servidores em caso de aposentadorias.
“Substituir gradualmente gastos com plantões eventuais por contratações de novos servidores, em especial de técnicos de enfermagem e médicos”, diz o TCE.

Também são recomendadas fiscalizações dos contratos das cooperativas médicas, necessidades de plantões eventuais e sistema de ponto eletrônico.

fonte:portal no ar
xuadoagreste@hotmail.com