Presidente do Conselho Europeu Donald Tusk (direita) e o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker.

Os líderes da zona do euro alcançaram por unanimidade um acordo que permite negociar um terceiro programa de resgate à Grécia, após 17 horas de intensas negociações, afirmou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.
"A reunião de cúpula da Eurozona alcançou por unanimidade um acordo. Está tudo pronto para um programa de ajuda através do MEDE (Mecanismo Europeu de Estabilidade) para a Grécia com sérias reformas e apoio financeiro", disse Tusk em uma entrevista coletiva.

"Foi trabalhoso", completou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para quem o risco de um 'Grexit' "desapareceu".
O presidente francês, François Hollande, celebrou uma "decisão histórica" da União Europeia e a "corajosa decisão" do primeiro-ministro grego Alexis Tsipras.
Tsipras afirmou que batalhou "até o fim" para obter um acordo, que os sócios da zona do euro defenderam que fosse "mais rigoroso" pela falta de confiança após seis meses de negociações infrutíferas.
Com o acordo político, o Parlamento grego deve aprovar agora a maioria das reformas e ajustes que Atenas propôs para convencer os sócios concederem um terceiro plano de resgate, afirmou o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.