Apesar da queda no acumulado do ano, em julho as vendas de veículos subiram 5,7% na comparação com junho.

Com queda nas vendas e na produção, o setor de veículos só deve se recuperar no fim do primeiro semestre de 2016, segundo previsão da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). “Retomada um pouco mais sustentável nós estamos imaginando no fim do segundo trimestre do próximo ano”, informou hoje (6) o presidente da entidade, Luiz Moan, durante divulgação do balanço das montadoras.

De acordo com o presidente da Anfavea, as dificuldades enfrentadas pelo governo para aprovar medidas do ajuste fiscal obrigaram os empresários a mudar perspectivas. “Tínhamos uma visão mais otimista, porque consideramos que, no mês de junho, teríamos o ajuste fiscal totalmente concluído”, acrescentou.

As vendas de veículos registraram retração de 19,4% no acumulado de 2016. Nos primeiros sete meses do ano passado, foram vendidas 1,6 milhão de unidades, enquanto nos primeiros sete meses de 2015 foram comercializados 1,3 milhão de veículos.

Apesar da queda no acumulado do ano, em julho as vendas de veículos subiram 5,7% na comparação com junho. Segundo o balanço, foram licenciadas 189,9 mil unidades em julho, contra 179,6 mil em junho. Na comparação com o ano passado, o resultado é de queda de 21,6% nas vendas.

Luiz Moan explicou que, para os próximos meses, a tendência é que as vendas se estabilizem no mesmo patamar registrado desde o início de 2015. “Na média dos próximos cinco meses, esperamos que, de agosto a dezembro, tenhamos uma performance igual à média dos primeiros sete meses deste ano”, destacou.
fonteAgencia Brasil