A colisão foi entre uma BMW branca e um New Beetle (novo fusca), também de cor branca. A PRF confirmou que os carros estavam em velocidade acima da permitida.
A
brutalidade do acidente entre dois carros na manhã deste domingo (18), na
BR-343,surpreendeu até a Polícia
Rodoviária Federal (PRF). Segundo o superintendente regional da instituição,
Welendal Tenório, a tragédia poderia ter sido maior, já que a rodovia é
movimentada aos finais de semana por conta da grande quantidade de sítios e chácaras
no percurso, além do tráfego de ônibus.
“Poderia ter
batido em um ônibus, em outro carro com uma família. A tragédia poderia ter
sido maior”, alertou o superintendente.
A PRF investiga
se a colisão teria sido causada por uma disputa de “racha” entre os motoristas.
“Estamos avaliando a questão da velocidade com a perícia. A gente tem
testemunhas que viram os carros passando próximo a Campo Maior em alta
velocidade, mas sem o radar para registrar isso é muito difícil definir que foi
um racha. Agora no momento da colisão ao menos um dos veículos estava em
excesso de velocidade”, disse o superintendente.
Segundo
Welendal, foi a primeira vez que se teve registro de motoristas em grupo
envolvidos em um acidente. “A gente tinha informações de motos. Ano passado
teve até uma morte em um acidente parecido neste mesmo trecho. Sobre carros nós
não tínhamos nenhuma informação, até porque quando eles passam pelo posto
passam separados e em velocidade adequada. Infelizmente foi a primeira vez que
chega essa informação mais concreta”, afirma.
De acordo com o
superintendente, a maior velocidade registrada em rodovia do Piauí foi de
206km, na BR-316, próximo ao município de Água Branca no final do ano passado.
“A maior parte dos radares que nós temos nas rodovias não são nem da PRF, mas
do DNIT. Os radares fixos ao longo das rodovias. No total no Piauí são
110”, afirma, destacando que a PRF não tem como fiscalizar todos os
trechos.
Melhor radar está no carro
O
superintendente fez um alerta para quem gosta de andar acima da velocidade e
disse que o melhor radar é o que está dentro do veículo. “O melhor radar é
aquele que vai dentro do veículo. É aquela pessoa que está olhando o
velocímetro, pisando no acelerador. Esse é o radar que realmente funciona”,
ressaltou.
O acidente
O acidente
aconteceu na BR-343 entre Altos e Campo Maior por volta das 9h. Duas pessoas
morreram na hora. A colisão foi entre uma BMW branca e um New Beetle (novo
fusca), também de cor branca. A PRF confirmou que os carros estavam em
velocidade acima da permitida.
O Instituto
Médico Legal (IML) de Teresina confirmou as mortes de Pedro Barbosa Carvalho
Filho, passageiro do New Beetle, e José Luis de Paiva Igreja
Segundo, motorista da BMW. O último corpo deixou o IML para velório por volta
das 16h. As vítimas fatais foram retiradas da pista, que chegou a ser
interditada, por volta de meio-dia.
O motorista do
New Beetle sobreviveu e foi identificado apenas como João Neto. Ele foi
socorrido por outros motoristas que vinham logo atrás e encaminhado para o hospital.
O rapaz não corre risco de morte, mas ainda passa por exames em um hospital
particular de Teresina.
Segundo o
inspetor da PRF, André Regis, a BMW subiu na proteção da BR-343, bateu na
cabeceira da ponte, atravessou a pista e pegou fogo. O New Beatle que vinha
atrás não conseguiu frear e bateu na traseira.
Um vídeo enviado
por um internauta mostra o momento em que a BMW passa em alta velocidade na
BR-343. Logo atrás vem o New Beetle. O vídeo foi gravado por uma câmera de
segurança de uma residência na margem da estrada. O relógio da câmera marca
8h18. O acidente aconteceu por volta das 9h.
fonte:planeta folha
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