Encontro Econômico Brasil Alemanha discute oportunidades de cooperação entre os dois países

Encontro Econômico Brasil Alemanha acontece em Natal — Foto: Elisa Elsie/Assecom Governo do RN O primeiro dia do Encontro econômico...


Encontro Econômico Brasil Alemanha acontece em Natal — Foto: Elisa Elsie/Assecom Governo do RN

O primeiro dia do Encontro econômico Brasil Alemanha discutiu, dentre outras coisas, as oportunidades de cooperação e de estreitamento das relações econômicas entre os dois países. O evento acontece pela primeira vez em Natal e reúne líderes do setor empresarial e representantes dos dois governos.

Na abertura, o encontro contou com a presença do presidente em exercício, Hamilton Mourão, que destacou que a inserção internacional do país é fundamental para a próxima etapa do processo de desenvolvimento econômico brasileiro. “Estamos executando uma agenda econômica para recolocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento, com reequilíbrio das contas públicas e elevação da produtividade”, destacou.

Também participaram da abertura do evento o presidente da CNI, Robson Andrade; a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; o presidente da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), Dieter Kempf; o vice-ministro da Economia e Energia da Alemanha, Thomas Bareisse; e o secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África, Ministério das Relações Exteriores, Kenneth da Nóbrega.

Encontro Econômico Brasil Alemanha reúne mais de mil pessoas em Natal — Foto: Elisa Elsie/Assecom Governo do RN
De acordo com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, a Alemanha é o nono maior investidor direto estrangeiro no Brasil, com estoque de US$ 16 bilhões aplicados em setores como metais, automotivo, químico e equipamentos industriais. As empresas brasileiras têm US$ 386 bilhões investidos na Alemanha, com destaque para as áreas de software e serviços e TI, componentes eletrônicos, serviços e negócios, químicos e componentes automotivos.


O presidente da Federação das Indústrias Alemães (BDI), Dieter Kempf, declarou que as relações econômicas entre Alemanha e Brasil são estratégicas. “O Brasil é uma das economias mais atraentes da América Latina. Mas se quisermos enfrentar os desafios do século XXI, precisamos de uma indústria forte. Na Alemanha e no Brasil. Há muitas oportunidades no Brasil. Mas sabemos que oportunidades implicam riscos, por isso precisamos de fôlego forte”, disse Kempf.

O vice-ministro de Economia da Alemanha, Thomas Bareiss, deu das sinalizações positivas para o empresariado brasileiro. Admitiu que o governo alemão tem interesse e iniciar o mais rapidamente possível as negociações de um Acordo de Dupla Tributação (ADT) e afirmou que o acordo Mercosul-União Europeia é uma prioridade.

“Não devemos colocar o acordo Mercosul-EU em jogo. Há muitas vantagens nesse acordo para centenas de milhões de pessoas, na América do Sul e na Europa. A Alemanha é sinônimo de economia forte e também de sustentabilidade, de produtos sustentáveis. Os sinais emitidos pelo Brasil estão sendo bem positivos nesse sentido e tenho certeza de que poderemos implementar os padrões em conjuntos”, avalia o político alemão.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, também defendeu a costura de acordo entre os países para evitar a dupla tributação. "O ADT representa aumento da segurança jurídica, dos investimentos e das exportações, além de estimular a aquisição de tecnologia, com impacto direto na competitividade empresarial. O acordo é essencial entre nações com fluxo intenso de comércios e investimentos”, disse.

Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, aproveitou para falar dos potenciais econômicos do Rio Grande do Norte. "O Nordeste e o Rio Grande do Norte devem ser considerados como novas fronteiras para as relações bilaterais Brasil e Alemanha, considerando não apenas o extraordinário potencial turístico e a diversidade da matriz econômica que apresentamos, mas a proximidade entre nossas instituições e o firme propósito dos líderes – de todos as esferas – em consolidar este caminho de diálogo e bons negócios. (...) Na pauta de exportações, por exemplo, o Rio Grande de Norte é o primeiro do Brasil no sal marinho; o 4º lugar nos pescados (em especial o atum) e 5º, nas frutas".

Para a governadora Fátima Bezerra, a interação entre as economias com potenciais de desenvolvimento como as do RN e dos estados alemães precisa de segurança jurídica e uma ambiente de negócio favorável. “Nossa diretriz é a formação de um ambiente favorável aos negócios. Tenho certeza que, em breve, nosso Estado não será conhecido apenas por suas praias paradisíacas, sua natureza estonteante, sol e vento constantes, mas por ser uma terra de excelentes oportunidades de negócios", afirmou.

O 37º Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA) é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias Alemães (BDI) com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).fonte:g1rn.

 


COMMENTS

Nome

Aniversariantes,392,Assembleia RN,88,Brejinho,209,charge,89,Compras e Vendas,459,Educação,105,Esporte,429,f,2,Festas,1081,Futebol,65,Gatas,203,Notícia,72,Noticias,1405,Notícias,2093,p,210,Policia,5438,Politica,3155,Política,410,propaganda,2043,Religião,460,saude,8,saúde,244,TV Xuá,1,TVxua,94,
ltr
item
Xua do Agreste: Encontro Econômico Brasil Alemanha discute oportunidades de cooperação entre os dois países
Encontro Econômico Brasil Alemanha discute oportunidades de cooperação entre os dois países
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9ktN4t2-fi6WxssNp_EMF_sfxT1TRt2AihvoCZIpRclansqfq5YMxBe_vGmGq-7nrPQ1eDruGbvDW0rlKkGtMpxn27JnvFgE_CjDKpWvYWdWRxV1qmClnf1GwQLUdhE1exwM8zFq65t9l/s1600/eeba3.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9ktN4t2-fi6WxssNp_EMF_sfxT1TRt2AihvoCZIpRclansqfq5YMxBe_vGmGq-7nrPQ1eDruGbvDW0rlKkGtMpxn27JnvFgE_CjDKpWvYWdWRxV1qmClnf1GwQLUdhE1exwM8zFq65t9l/s72-c/eeba3.jpg
Xua do Agreste
https://www.xuadoagreste.com.br/2019/09/encontro-economico-brasil-alemanha.html
https://www.xuadoagreste.com.br/
https://www.xuadoagreste.com.br/
https://www.xuadoagreste.com.br/2019/09/encontro-economico-brasil-alemanha.html
true
543441102159246697
UTF-8
Carregar todos os posts Not found any posts ver todos Leia Mais Responder Cancelar Resposta Deletar Por Home Paginas POSTS Visualizar todas RECOMENDAR PRA VOCÊ LABEL ARCHIVE Procurar Todos os Posts Não foi encontrado nenhum post correspondente ao seu pedido Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janueiro Fevereiro Março Abril Mai Jun Jul Ags Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Feb Mar Abr Mai Jun Jul Agos Set Out Nov Dez Justamente agora 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Seguidores Seguidor THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy