Foto: Brendan McDermid/Reuters
Os Estados Unidos alcançaram a marca sombria de 100 mil pessoas mortas pelo novo coronavírus nesta quarta-feira, de acordo com o jornal The  New York Times. O número foi atingido em um período de cerca de três meses, o que representa uma média de mais de 1.100 mortes por dia.

Ele representa ainda mais que o dobro do previsto em meados de abril por Donald Trump, que disse na época que a doença deixaria cerca de 50 mil mortos no seu país. No início de maio, no entanto, o presidente americano, que de início minimizou a gravidade da Covid-19, admitiu que o saldo de mortes poderia chegar a 100 mil — ou seja, 30% das mais de 353 mil vítimas fatais provocadas pelo novo coronavírus no mundo inteiro.

Os EUA, maior economia e maior potência militar global, são o país com o maior número de casos confirmados da Covid-19, com quase 1,7 milhão de registros da doença. Em termos de mortes por milhão de habitantes, o país está em nono lugar.

O número de 100 mil se aproxima do total de mortos em quatro grandes conflitos travados pelos americanos desde o fim da Segunda Guerra Mundial: a Guerra do Vietnã, a Guerra da Coreia, a Guerra do Iraque e a Guerra do Afeganistão. Nos quatro, foram 101.667 mortes.

O New York Times marcou o dado sombrio dedicando toda a primeira página de seu domingo a uma longa lista de 10 mil nomes de vítimas fatais da pandemia nos EUA. A pedido da Casa Branca, as bandeiras em prédios federais e monumentos nacionais foram colocadas a meio mastro no domingo.

As mortes nos Estados Unidos têm diminuído na média da última semana, mais de dois meses depois de muitos dos 50 estados decretarem medidas de isolamento social. A evolução da pandemia nos Estados Unidos foi marcada por conflitos entre o presidente e governadores, a maior parte deles democratas, que impuseram quarentenas para tentar frear a expansão da doença.

Fonte:O Globo



ANUNCIE AQUI LIGUE:  
99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com