O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), faleceu, neste domingo (14), após sofrer um novo acidente vascular cerebral (AVC) no sábado (13). Zenóbio estava internado em um hospital privado de João Pessoa após ter testado positivo para coronavírus.

De acordo com sua filha, a deputada estadual Camila Toscano, o AVC que acometeu Zenóbio foi do tipo hemorrágico, que é quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Após o AVC, Zenóbio ficou em coma.
Atualmente, quem está a frente da prefeitura de Guarabira é o vice-prefeito, Marcus Diogo. Em maio do ano passado, Zenóbio Toscano já havia sofrido um outro AVC e ficou internado. Na época, ele passou por uma cirurgia em um hospital particular.
Repercussão
Em nota, autoridades políticas, empresarias e religiosas lamentaram a perda. Clique nos links abaixo e confira o que disseram:
Entre as homenagens, a Rádio Constelação FM, de Guarabira, ficou fora do ar por 30 minutos.
Biografia
Zenóbio Toscano nasceu na cidade de Ingá, no dia 4 de setembro de 1945, formado em Engenharia Civil, foi casado com Léa Toscano, com quem teve quatro filhos, entre eles a deputada estadual Camila Toscano (PSDB).
Carreira política
Zenóbio foi eleito prefeito de Guarabira pela primeira vez em 1982 com 50,44% dos votos válidos, na disputa ao lado de Jáder Pimentel (49,09%) e Ademir Leal (0,47%). Zenóbio foi eleito também em 2013 e reeleito em 2016.
Além de prefeito, ocupou por cinco vezes uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba. No pleito de 1998 sua campanha foi marcada por uma grande polêmica. Em 1999 foram realizadas recontagem dos votos de deputado federal e deputado estadual nos municípios que integram a 10ª Zona Eleitoral: Guarabira, Cuitegi (atualmente não integra mais), Pilõezinhos e Araçagi. Apesar da recontagem e da anulação de alguns votos, Zenóbio não perdeu sua vaga. Nos anos 1994 e 2006, Zenóbio foi eleito o deputado estadual mais votado do Estado.
Outras funções públicas exercidas por Zenóbio foram Secretário de Estado da Infraestrutura no Governo de Ronaldo Cunha Lima e Presidente da Companhia Paraibana de Gás (PBGás) no Governo de Ricardo Coutinho, em 2011, além de fazer parte da Equipe de Transição do Governo.
Uma das últimas aparições públicas de Zenóbio em Guarabira foi na Festa da Luz em fevereiro deste ano. O político visitou o Parque de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima, o que foi motivo de emoção. À época, a deputada Camila Toscano comentou sobre a presença do pai, que foi responsável pelo projeto de criação do espaço que recebe desde 2015 a Festa da Luz, uma das maiores festas de padroeiras do Nordeste.
Curiosidades
Também conhecido como ZT, após a vitória na campanha de 1982, Zenóbio Toscano passou a ser chamado pelo carinhoso pseudônimo de “gato preto”, adotado até hoje como mascote de campanha.

Zenóbio foi o engenheiro responsável pela preparação do terreno e da parte física da Rádio Cultura de Guarabira, em 1978, e também participou da fundação da Rádio Constelação FM (a qual também é sócio).
Fonte:Manchetepb
ANUNCIE AQUI LIGUE:  
99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com