Bombeiros apagaram fogo em matagal na Grande Natal — Foto: Igor Jácome/G1
O Corpo de Bombeiros registrou 52 ocorrências de incêndios florestais, de diferentes proporções, da sexta-feira (4) até esta segunda-feira (7), quando foi comemorado o feriadão da Independência. O aumento do número de casos, com a chegada do período mais seco, levou a corporação a antecipar uma operação de prevenção às queimadas e de conscientização da população.

Durante o fim de semana, o G1 registrou um incêndio que aconteceu no domingo (6), em Mossoró, outro já nesta segunda-feira (7), em Parnamirim. Também nesta segunda (7), o Corpo de Bombeiros também combateu uma queimada de "grande proporção" em uma área de mata no município de Baraúna, no Oeste potiguar. O combate ao fogo durou quase cinco horas.

De acordo com a corporação, a Diretoria de Engenharia e Operações (DEO), montou uma força-tarefa com vários órgãos públicos que também atuam na defesa do meio ambiente. O objetivo do trabalho em conjunto é prevenir e combater incêndios florestais durante esse período.

Foi lançada a Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA), que, segundo a corporação, prevê intensificação das ações contra incêndios florestais com investimento em equipamentos de proteção individual, viaturas operacionais e outras estruturas necessárias para reforçar a prevenção e o combate às queimadas.

De acordo com o comandante do Serviço Operacional, major Christiano Couceiro, o alto índice de ocorrências desse tipo no interior do estado fez como que a operação fosse antecipada ainda no mês de agosto.

“Sempre no segundo semestre do ano, em meados de setembro, o Corpo de Bombeiros se preocupa ainda mais com ações de proteção ambiental em virtude do aumento da temperatura e consequentemente o maior surgimento de incêndios em áreas de vegetação. No ano passado, a Operação AMA foi desencadeada no mês de outubro. Já neste ano, a diretoria fez o trabalho de planejamento ainda mais cedo e a operação foi antecipada no interior, em função dos grandes números de ocorrências”, disse.

Segundo os bombeiros, o incêndio florestal é a propagação do fogo em áreas florestais e de savana, como cerrado e caatinga, que normalmente ocorre com constância e intensidade no período de estiagem, acompanhado da redução da umidade ambiental. Esse tipo de ocorrência pode ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural.
Ainda segundo o comandante, nos casos em que a população perceber que alguém está colocando fogo em alguma área deve ligar para a Polícia Militar no número 190 e realizar a denúncia, por ser um crime ambiental. Já em caso de ocorrências de incêndio, os bombeiros devem ser acionados pelo 193.

Orientações de prevenção do Corpo de Bombeiros
·         Nunca usar fogo para limpeza de terreno ou de plantação
·         Não jogar resto de cigarro ainda aceso em locais onde haja vegetação
·         Próximo as estradas e terrenos, providenciar aceiros para evitar a propagação de um possível incêndio nas proximidades.

 fonte:g1rn

ANUNCIE AQUI LIGUE:  
99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com