O
retorno presencial das aulas no Rio Grande do Norte está marcado para a próxima
segunda-feira (1º), mas nem todas as escolas do estado estão prontas para a
retomada. O secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, admitiu que cerca
de 60% das instituições de ensino devem iniciar retorno presencial de forma
gradual e no modo híbrido, com trabalho remoto.
Uma parte das escolas não tem condições de voltar
por não terem se adequado ainda às normas sanitárias que recomendam os
especialistas. Aquelas que estiverem nessa situação devem comunicar à
Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC).
Apesar disso, de acordo com o secretário Getúlio,
todas as escolas devem retomar as aulas na data, mesmo que de forma remota,
para dar continuidade ao ano letivo de 2020.
“As que ainda não estão
preparadas deverão iniciar remotamente e providenciar as condições necessárias
para o retorno o quanto antes. Para tanto deverão formalizar através de
memorando justificando as causas do seu não retorno”, avisou o presidente da
União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime-RN) e secretário
municipal de educação de Monte Alegre, Alexandre Soares, durante a live
“Calendário Potiguar 2020/2021: o que os Dirigentes Municipais de Educação
precisam saber?”, realizada na tarde desta quarta-feira (27).
Os dirigentes escolares
reclamam que ainda não receberam todos os recursos emergenciais que devem
contribuir para compra de materiais. Getúlio Marques justificou que houve
problemas no cadastro de algumas escolas e que a questão está sendo resolvida.
“Os pagamentos estão em
curso. Hoje todas as escolas receberam verba do [Programa de Autonomia da
Gestão das Unidades Escolares] Pague, do Governo Estadual. Foram enviados cerca
se R$ 5.2 milhões para 592 escolas”, anunciou o gestor, esclarecendo que o cartão
PNAE também não foi entregue a algumas unidades por questões cadastrais, mas
está sendo viabilizado com o Banco do Brasil.
Quanto ao Programa
Dinheiro Direto na Escola – PDDE Emergencial, deve ser pago pelo Governo
Federal, e já foi solicitado pelo Governo do RN, de acordo com Marques.
Aos dirigentes
municipais de educação, Getúlio contextualizou: “Todas as recomendações e o que
gostaríamos é que tivéssemos todas as escolas preparadas especialmente na
questão sanitária. Sabemos, no caso das escolas estaduais, e com certeza
algumas municipais que ainda não chegaram nesse nível que nós gostaríamos e não
é culpa de gestor, de professor são questões da burocracia, da ausência de
recursos”, disse.
Getúlio e Alexandre
explicaram que o plano de retomada das aulas presenciais foi definido por um
comitê educacional, que buscou soluções para a educação, que está sendo
“afetada de forma generalizada” pela pandemia.
“Quando houve a
construção do plano foram colocadas todas as condicionantes para o retorno. Nós
temos que lutar pra poder colocar isso em prática”, falou, buscando convencer
os professores, que ameaçam entrar em greve, sobre a volta às escolas.
“Não existe essa
história de só voltar se tomar vacina. Nós temos que tomar a vacina porque
voltamos. Não existe mais possibilidade de os alunos ficarem sem aulas. Nós
estamos na linha de frente e temos que ser vacinados”, ponderou o representante
da Undime no RN, ao lembrar ainda que os estudantes não ficaram completamente
sem aulas. “Tivemos aula. Não foi a que queríamos, mas foi a que pudemos dar,
com vários tipos de estratégias diferentes que conseguiram atingir diversos
alunos”.
A dirigente
municipal de Serrinha dos Pintos, Fátima Fernandes, comentou durante a live que
em sua cidade a Educação vai esperar outro momento para o retorno presencial.
“Estamos com tudo planejado,
protocolo de retorno também, porém vamos iniciar remotamente devido o grande
número de covid no município. Reunimos todos os seguimentos legais e tomamos
essa decisão”, escreveu durante o evento online.
De acordo com Alexandre,
as cidades tiveram autonomia para elaborar seus planos, já que não há
imposições e cada uma tem especificidades a serem consideradas na retomada.
Saiba
Mais – Agência de Reportagem
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