O circo é um tradicional e importante local de lazer e tem seu dia celebrado em 27 de março.

A prática das artes circenses enquanto forma de lazer e entretenimento existe desde a Antiguidade, mas o circo da forma como o conhecemos surgiu no século XVIII, na Inglaterra. Atribui-se ao ex-militar Philip Astley o feito de ter fundado o primeiro circo moderno.

O circo de Astley foi fundado em Londres, e logo estabelecimentos do tipo se tornaram populares na Inglaterra e na Europa. O próprio Astley, por exemplo, fundou circos em outras cidades, como Paris. Com o tempo, outros continentes, como a América, já possuíam os seus próprios circos.

Além disso, começou a se tornar cada vez mais comuns excursões de artistas circenses acontecendo por diversas cidades europeias. Os circos eram lugares populares, pois traziam entretenimento e lazer, com apresentações de equilibristasmalabaristascontorcionistas, entre outros.

O termo circo deriva de Circus Maximus, o local, no Império Romano, em que eram realizadas apresentações como corridas e lutas de gladiadores. Eram locais públicos que serviam como ponto de entretenimento para a população romana.

 por Por Daniel Neves Silva

Professor de História

ANUNCIE AQUI LIGUE:  

99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com