Escola Estadual Professora
Judith Bezerra de Melo, em Natal. — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi
Em relatório
publicado no sábado (17), pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica
e Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
recomendaram a retomada das atividades escolares da rede pública de ensino, em
todo o estado, de forma híbrida - com aulas presenciais e à distância.
Seis das sete
recomendações no documento, que fez uma análise do cenário da pandemia no Rio
Grande do Norte após o feriado da Semana Santa, estão relacionadas à
estruturação das escolas e volta às aulas. Para os pesquisadores, o retorno das
atividades rede pública de ensino em formato híbrido é possível, desde que
ocorra de forma faseada, “baseando-se nos indicadores epidemiológicos e
assistenciais".
As aulas do setor
público e privado foram suspensas em março de 2020, no início da pandemia da
Covid-19. As escolas privadas voltaram a abrir em Natal e outras
cidades potiguares em setembro do ano passado - com aulas em
formato híbrido - porém, a rede pública ainda não retomou as atividades.
O Ministério
Público entrou com ação na Justiça, em abril, pedindo a retomada das aulas
na rede pública e que o serviço seja o "primeiro a
abrir e último a fechar" caso necessárias medidas de contenção à pandemia.
Já o secretário de educação do estado, Getúlio Marques, afirmou que as aulas serão retomadas quando houver recomendação do comitê
científico do estado.
Embora considerem
que o cenário ainda seja crítico, os pesquisadores - parte deles membros do
comitê científico estadual - apontam que a educação pública foi o setor mais
afetado por não ter feito nenhuma retomada ao longo de 13 meses. Além disso,
afirmaram que a situação causou maior vulnerabilidade de crianças e
adolescentes.
O relatório recomenda
também que as escolas devem estar estruturadas segundo protocolos estabelecidos
pelas autoridades sanitárias estaduais e locais. Outra recomendação é que haja
garantia de condições para que o professor possa dar aulas em formato híbrido.
"É essencial
que a sociedade, as empresas, os poderes constituídos e, em especial, os órgãos
de fiscalização e de controle cobrem do Ministério da Educação, da Secretaria
de Educação do Estado e das Secretarias de Educação dos Municípios a previsão
orçamentária adequada e o aporte dos recursos financeiros suficientes para que
existam as condições necessárias para oferta do ensino seguro nas escolas
públicas, de modo que formatos alternativos de ensino possam ser desenvolvidos
e implementados”.
Pandemia
Ainda de acordo com os
dados observados, o estado registrou uma redução de cerca de 30% da média
diária de novos casos, entre março e o início de abril, porém, a partir do dia
4, houve um aumento tanto no número de novos casos como na taxa de
transmissibilidade, ficando acima de 1 a partir do dia 4 de abril.
“Esse
aumento representa uma maior possibilidade de contaminação entre as pessoas”,
ressalta o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim. Outras
informações também são analisadas pelos pesquisadores, apontando, ainda, a
necessidade de medidas restritivas.
Os
pesquisadores ainda recomendação que os pacientes críticos em fila de espera
por UTI devem ser "objeto de um esforço de mobilização por parte da
autoridade sanitária estadual" para a obtenção dos recursos financeiros
necessários à sua imediata hospitalização.
fonte:g1rn
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