Do cordel ao Instagram, alunos do Instituto Santos Dumont popularizam linguagem científica — Foto: ISD/Divulgação
Mestrandos e residentes
do Instituto Santos Dumont (ISD) estão criando maneiras de popularizar a
linguagem científica. Eles usaram o Instagram e até um cordel para tentar
aproximar a ciência da população em geral, rompendo barreiras de compreensão e
tornando a linguagem de fácil entendimento.
A
atividade, que faz parte da disciplina Educação para a Cidadania Global, é
inspirada em uma estratégia da Unesco.
O
trabalho é desenvolvido por alunos de Residência Multiprofissional no Cuidado à
Saúde da Pessoa com Deficiência e do Mestrado em Neuroengenharia do ISD.
“A
missão é traduzir um projeto de pesquisa para a comunidade e que possa ser
veiculado na mídia para fazer com que as pessoas comuns, o trabalhador, o idoso
e os pacientes atendidos no Instituto entendam o que está sendo desenvolvido no
Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e no Instituto
Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS)”, destacou o
professor e diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior.
Além
de tornar a linguagem científica popular, os alunos tinham que integrar o autor
da pesquisa ao trabalho, a partir da discussão de pontos que poderiam tornar o
conteúdo pesquisado melhor compreendido. “Esse é um exercício que pode
contribuir para a formação dos pesquisadores, inclusive”, frisou Reginaldo.
A
partir do uso de emojis, comuns na linguagem virtual, eles atribuíram
avaliações reacionais com figurinhas pensativa, sem entender, satisfeita e
muito satisfeita.
Os
convidados ficaram inteiramente livres para apontar necessidades de mudanças
nos trabalhos, apresentados nesta quarta-feira (21).
Um
dos trabalhos analisados transformou o conteúdo da pesquisa sob o título
“Efeito da ETCC nos sintomas motores da Doença de Parkinson: a área é
importante? Uma meta-análise e meta-regressão” em uma publicação para o
Instagram, por exemplo. Outro, colocou em cordel o material do estudo
“Caracterização eletrofisiológica da via auditiva de ratos wister em um modelo
de perda auditiva induzida por ruído”.
Os
trabalhos finais serão utilizados nas redes sociais do Instituto Santos Dumont.
O
pioneirismo do ISD no tratamento à pessoa com deficiência e no desenvolvimento
de pesquisas científicas foi enaltecido pelo vereador Tércio Tinoco. “O ISD
está sempre à frente, sempre deixando um legado para nosso Estado e até
internacionalmente. É muito gratificante ter excelentes profissionais. Como
usuário, como pessoa com deficiência, é muito gratificante estar aqui”,
declarou.
A
Educação para a Cidadania Global é uma estratégia da Organização das Nações
Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) considerada prioridade
para a educação neste século. Na disciplina são abordadas questões relativas
aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas
(ONU), feminicídios, educação para uma sociedade antirracista, direitos
humanos, movimento LGBTQIAP+, capacitismo, redução das desigualdades,
empoderamento de mulheres e meninas na ciência.
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