Crédito da Foto: Eduardo Maia

Na Sessão Plenária desta quinta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, no horário destinado aos deputados, foram levantados assuntos como: os trinta anos da visita do Papa João Paulo II a Natal; homenagem aos professores, pelo seu dia, que é celebrado em 15 de outubro; e a privatização do Terminal Salineiro de Areia Branca, que será tema de audiência pública nesta sexta-feira (15), naquele município. 

Primeiro a discursar no horário, Vivaldo Costa (PSD) relembrou a visita do Papa João Paulo II a Natal, em 12 de outubro de 1991, além de homenagear o ex-governador Lavoisier Maia, destacando seu apoio à construção ao pavilhão psiquiátrico de Caicó, que leva seu nome.

“No dia 12 de outubro de 1991 o Papa João Paulo II visitou o nosso Rio Grande do Norte. E nós sabemos que o principal motivo que o trouxe aqui foi o fato de ser o estado de nascimento do cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, seridoense que possuía grande prestígio em Roma. A frase mais bonita que ouviu do Papa foi que ele tinha uma preferência pelos mais humildes e pelas crianças. Então nada mais justo do que relembrar essa visita ilustre que recebemos”, disse. 


Outro assunto abordado pelo deputado foi a respeito do pavilhão psiquiátrico construído em Caicó, com o suporte do então secretário de Saúde Lavoisier Maia.

 
“Esse pavilhão prestou inúmeros serviços aos doentes mentais do RN. E isso só foi possível porque o deputado Vivaldo Costa contou com a solidariedade do secretário Lavoisier. É tanto que nós nomeamos o edifício de ‘Pavilhão Lavoisier Maia Sobrinho’, como um reconhecimento da sua dedicação e apoio”, finalizou.

Na sequência, Dr. Bernardo (MDB) utilizou seu pronunciamento para parabenizar antecipadamente todos os professores do Estado pelo seu dia, amanhã, 15 de outubro. 

“Eu entendo que essa é a profissão mais nobre, pois todas as outras dependem dela. Nenhum outro trabalho existiria sem o professor, porque tudo se inicia com esse profissional extremamente necessário, mas que infelizmente não tem a valorização merecida”, lamentou.

O deputado homenageou também os docentes que fizeram parte da sua própria formação.

“Eu, que saí de um pequeno sítio e ia estudar em cima de um jumento, agradeço muito aos meus professores, porque com os ensinamentos deles eu pude mudar minha vida e meu destino. E com a minha formação, hoje eu quero continuar contribuindo com a Educação do RN, transformando para melhor a vida das pessoas”, ressaltou.

Segundo Dr. Bernardo, como dizia Paulo Freire, “a educação não transforma o mundo; quem transforma o mundo são as pessoas. Mas quem transforma as pessoas é a educação”. 

“E foi através da Educação que eu pude mudar de vida, de menino carente do interior, que passou pelas casas de estudante de Natal e Mossoró, a estudante de Medicina da UFRN e, agora, médico”, concluiu. 

Em seguida, Souza (PSB) convocou todos a participarem da audiência pública que acontece nesta sexta-feira (15), às 9h, na Câmara Municipal de Areia Branca, para debater a privatização do Terminal Salineiro da cidade, o chamado Porto Ilha, e principalmente o destino dos trabalhadores portuários após seu arrendamento.

“O Governo Federal anunciou para 15 de novembro a data do edital do arrendamento, e nós queremos saber como ficarão os trabalhadores. Só em Areia Branca, nós temos 115 famílias que trabalham no Porto Ilha. Essa obra foi motivo de orgulho para o RN. Ela foi construída a 14 milhas (26 km) da costa, é um terminal off-shore e o único no mundo que exporta sal marítimo. Esse terminal salineiro é muito importante para a economia da nossa região, que produz 95% do sal do País”, informou.

De acordo com Souza, o link virtual será disponibilizado, mesmo a audiência sendo presencial. “Vamos ter representantes da Codern, do sindicato da extração do sal, sindicato dos portuários, Ministério da Infraestrutura, senadora Zenaide e outros parlamentares”, finalizou.

Por fim, Ubaldo Fernandes (PL) falou sobre uma emenda do seu mandato para o município de Boa Saúde e a respeito da sua reunião com a Semurb (Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo) Natal, a fim de discutir a regulamentação das atividades dos trabalhadores das praias do Forte, do Meio e dos Artistas. 

“Um dos municípios beneficiados pelas nossas emendas foi Boa Saúde, no Agreste Potiguar. Nós conseguimos adquirir uma ambulância, que é extremamente importante agora na pandemia. Ela será utilizada principalmente no translado dos moradores da zona rural para a urbana. A emenda totalizou R$ 50 mil”, disse.

Ubaldo falou ainda sobre sua reunião na Semurb Natal, secretaria que é responsável pelo gerenciamento e monitoramento do solo urbano de Natal.

“A secretaria notificou todos os barraqueiros e quiosqueiros das praias do Forte, do Meio e dos Artistas, para que eles possam ter sua atividade regulamentada, em relação aos cuidados com o meio ambiente, como exigência do Ministério Público Federal. Lá estávamos três parlamentares, defendendo as causas desses trabalhadores das comunidades próximas, que precisam de suas atividades para sobreviver e sustentar suas famílias”, explicou o deputado.

Finalizando sua fala, Ubaldo disse que o encontro foi muito produtivo e mostrou a força dos parlamentares da região.

“Nós estamos sempre lutando pelos menos favorecidos. E graças a Deus a prefeitura foi muito sensível e pacificadora, fazendo os trabalhadores entenderem que devem cumprir uma nova regulamentação, deixando a orla organizada e exercendo seus ofícios com amparo legal”, concluiu.