Policiais civis e servidores da Secretaria de Segurança do RN suspendem paralisação — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Policiais Civis do RN e servidores da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) anunciaram a suspensão da paralisação iniciada na manhã desta terça-feira (25). A decisão foi tomada em assembleia geral, após uma reunião com representantes do governo do estado, à tarde.

As categorias reivindicam a suspensão de uma ação que pretende retirar o benefício do adicional por tempo de serviço e a implantação de um plano de carreira.

A presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol-RN), Edilza Faustino, conta que "a categoria espera uma resposta do governo à proposta que foi apresentada ainda em novembro de 2021 em relação ao ADTS dos policiais civis".

"Nesta tarde, os representantes do Comitê Gestor do Governo Estado afirmaram que não tinham tido conhecimento dessa proposta. Ou seja, mesmo o sindicato tendo buscado várias secretarias e conversado com o Gabinete Civil sobre o essa proposta, o Executivo não analisou para negociar", falou.

O Comitê Gestor agendou uma reunião para segunda-feira (31) para apresentar uma possível solução. "Nós apresentamos o que foi discutido com o Executivo e os policiais civis decidiram suspender a paralisação por entender que o diálogo foi retomado e a proposta será avaliada", completa Edilza.

Sobre os servidores da Segurança, que lutam pelo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, também foi deliberado pela suspensão da paralisação deles. O Sinpol vai buscar o Gabinete Civil para tratar dessa pauta.

Em comunicado à imprensa, o governo do estado informou que estuda uma alternativa para evitar "uma possível perda de até 35% na remuneração devido à ação judicial movida pelo Ministério Público Estadual que alega inconstitucionalidade no pagamento do adicional por tempo de serviço das categorias".

"A determinação da governadora Fátima Bezerra é evitar qualquer perda salarial aos servidores", disse o Controlador-Geral do Estado, Pedro Lopes.

Ele acrescentou que o Estado vai buscar a solução jurídica e administrativa possível para evitar qualquer prejuízo às categorias, e que voltará a se reunir com os representantes na próxima segunda-feira (31) para apresentar uma proposta.

Paralisação

Pela manhã, o sindicato realizou mobilizações dos trabalhadores em frente à Central de Flagrantes, em Natal, e nas delegacias regionais, no interior.

Segundo o Sinpol, os cerca de 950 agentes e escrivães na ativa pedem a não retirada do adicional por tempo de serviço - haveria redução real de salário de até 35%, conforme o sindicato.

A paralisação do Sinpol ocorre no momento em que a categoria negocia com o governo do estado alternativas para impedir essa redução de salário.

Sobre os servidores da Secretaria de Segurança, a categoria afirma que espera há anos a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. As negociações com o atual Governo também não avançaram.

fonte:g1rn

                                    

ANUNCIE AQUI LIGUE:  

99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com