Teste de Covid — Foto: Odair Leal/Secom-AC

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou que o Rio Grande do Norte vai receber na próxima semana 3 milhões de testes para a Covid, enviados pelo Ministério da Saúde, que serão usados para testagem em massa de sintomáticos e assintomáticos em todo o estado. A ideia é monitorar os casos de síndromes respiratórias.

Diante do atual cenário, de aumento nos casos da Covid e de síndrome gripal, a coordenadora de vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima, explicou que o estado já pode ter atingido o pico de casos, mas que a secretaria prevê que isso se mantenha por pelo menos mais quatro semanas.

"A gente ainda espera pelo menos mais quatro semanas de surto de Influenza aqui no RN. Acreditamos estar no ápice desse surto, mas ainda vamos passar por umas semanas que são fundamentais pra que a gente possa entender como vai se dar esse vírus e como vai se dar a vigilância aqui no estado", pontuou em entrevista à Inter TV Cabugi.

Os testes, por sua vez, serão para a testagem da Covid, o que ajuda a definir o diagnóstico do paciente. Por isso, a ideia é que - diante do surto da gripe e do aumento de casos da Covid, considerando a chegada da variante ômicron em dezembro no estado - haja uma testagem em massa após a distribuição dos testes aos municípios.

"Nós iremos receber uma cota de mais de 3 milhões de testes na próxima semana. A ideia é que a gente possa disponibilizar testes em larga escala para todos os municípios. E a gente espera que os municípios façam uma ampla testagem nas pessoas sintomáticas, nas assintomáticas e naqueles contatos das pessoas que por ventura testarem positivo", explicou Kelly Lima.

 fonte:g1rn

ANUNCIE AQUI LIGUE:  

99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com