Foto: Marcelo Camargo

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mudou a previsão para o início da vacinação infantil contra a covid-19 para a 2ª quinzena de janeiro. A expectativa anterior era começar na 1ª quinzena do mês. A declaração foi dada nesta segunda-feira (3).

“Na 2ª quinzena de janeiro as vacinas serão distribuídas”, disse Queiroga. A expectativa do Ministério é que a farmacêutica Pfizer entregue as doses pediátricas a partir da semana de 10 de janeiro. O Brasil ainda não tem nenhum vacina para crianças no país.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em 16 de dezembro a aplicação da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos.

Depois que as vacinas pediátricas – com doses menores – chegarem, elas ainda precisam passar por fiscalização da Agência.

O contrato firmado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica para 2022 prevê disponibilizar doses para todas as faixas etárias incluídas no Programa Nacional de Imunização –o que ainda não é o caso de crianças.

Em 23 de dezembro foi aberta uma consulta pública para que a sociedade pudesse se manifestar sobre o assunto. O processo foi encerrado no domingo (2). Na terça- feira (4) haverá uma audiência pública sobre o tema. O presidente Jair Bolsonaro (PL) defende que a vacinação de crianças seja feita só com autorização dos pais e com prescrição médica.

Ainda não há previsão para quando o cronograma sobre a vacinação infantil será divulgado.

Fonte: Poder360

ANUNCIE AQUI LIGUE:  

99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com