Cidade Alta movimentação comércio Natal RN Rio grande do Norte centro compras — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Após a prefeitura de Natal desobrigar o uso de máscaras em locais abertos e fechados em decreto publicado nesta quarta-feira (9), entidades do comércio recomendaram que os empresários mantenham o uso da proteção entre seus vendedores e demais funcionários na capital.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal considerou que a desobrigação aconteceu em "momento oportuno", diante do avanço da vacinação da população, e que, aos poucos, é possível voltar a circular sem máscaras.

Porém, a entidade recomendou aos empresários da capital que mantenham os colaboradores usando máscaras, inicialmente, em respeito aos clientes que ainda não se sentem seguros em relação à pandemia da Covid-19.

“A pandemia mexeu muito com todo mundo. O psicológico de algumas pessoas foi abalado, e elas têm medo de sair de casa, de não usar máscaras, em especial aqueles que perderam parentes, amigos ou que têm comorbidades. Então em respeito a essas pessoas, acredito ser mais pudente mantermos os colaboradores usando máscaras e deixar a decisão de usar ou não para o consumidor”, afirmou José Lucena, presidente da CDL Natal.

Já a Federação do Comércio do Rio Grande do Norte disse em nota que cabe a cada estabelecimento decidir, de acordo com a sua conveniência, como irá proceder quanto à obrigatoriedade do equipamento de proteção individual para acesso dos clientes às suas dependências e afirmou que os shoppings da capital já não estão exigindo a proteção aos usuários.

Por outro lado, a entidade também sugeriu que os empresários mantenham obrigatório o uso de máscaras entre os funcionários.

"Para os funcionários dos estabelecimentos comerciais, nossa sugestão é de que, neste primeiro momento, continuem utilizando as máscaras, dando maior comodidade aqueles clientes que se sentirem mais confortáveis com esta medida".

O uso de máscara era obrigatório na capital desde maio de 2020, no início da pandemia da Covid-19. O decreto do município foi publicado um dia após o governo do estado anunciar que vai desobrigar o uso de máscaras em locais abertos a partir do dia 16 de março, porém manter a obrigação em locais fechados.

Uso no Centro

Muitos trabalhadores da Cidade Alta, um dos principais centros comerciais de Natal, mantiveram o uso da máscara nesta quarta.

 Daiane disse que vai continuar usando máscara para proteger filho e outras pessoas — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

"Vou continuar usando sim até porque eu tenho que proteger meu filho e tenho que proteger outras pessoas também, não só a mim, mas como outras pessoas. Não é porque a gente está imunizado que a gente tem que deixar de usar máscara, mesmo em lugar aberto, fechado, não vou deixar de usar máscara", disse a panfletista Daiane Jéssica.


O flanelinha Jeanderson Garcia compartilha de opinião semelhante. "Eu vou continuar usando até normalizar. Até eu não ver ninguém usando mais, aí eu tiro. Muita gente ainda está usando, não só no Brasil, mas no mundo todo. Eu vou continuar usando".

Jeanderson diz que todos ainda usam máscara e que por isso também vai mantê-la no rosto — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Já o vendedor de doces Hudson Pessoa conta que não estava ciente do decreto, mas que concorda.

"Foi até uma surpresa pra eu saber disso. Mas que bom que está acontecendo isso, mostra que os tempos estão mudando realmente. Eu acho muito bom que acabe esse decreto do uso de máscara. Eu estava dentro do transporte coletivo, tinha que usar a máscara dentro do transporte, mas fora a gente anda normal mesmo", falou.

Hudson ficou satisfeito ao saber que o uso da máscara foi desobrigado — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi


fonte:g1rn