Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeita e vice de Pedro Velho, RN, por abuso de poder

  Prefeitura de Pedro Velho — Foto: Google Street View/Reprodução A Justiça Eleitoral cassou nesta segunda-feira (11) o mandato de Edna Le...

 

Prefeitura de Pedro Velho — Foto: Google Street View/Reprodução

A Justiça Eleitoral cassou nesta segunda-feira (11) o mandato de Edna Lemos (PSB) do cargo de prefeita de Pedro Velho, município do interior do Rio Grande do Norte. A decisão foi da juíza Daniela do Nascimento Cosmo.

A gestora era investigada em um processo por abuso de poder durante a campanha eleitoral das eleições suplementares da cidade, que aconteceu em novembro do ano passado. A vice dela, Rejane Costa (PL), também foi cassada.

Inter TV Cabugi e o g1 entraram em contato com a prefeita Edna Lemos e com o assessor de comunicação do município para um posicionamento, mas não receberam resposta até a atualização mais recente desta matéria.

A decisão da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte também determinou que a prefeita e a vice fiquem inelegíveis pelos próximos oito anos e aplicação de multa de R$ 50 mil Unidade Fiscal de Referência (UFIR).

Edna Lemos havia assumido o cargo de prefeita interinamente em março do ano passado após a cassação de Dejerlane Macedo e Inácio Rafael da Costa dos cargos de prefeita e vice também por abuso de poder político. Em novembro, uma nova eleição foi realizada e ela saiu vencedora.

Decisão

Uma investigação do Ministério Público - após denúncia de outros partidos políticos - apontou que Edna Lemos, durante a gestão interina, efetivou "mais de 300 contratações sem observar os preceitos legais".

A cassação, segundo a decisão, foi baseada no 5º parágrafo, do artigo 73 da lei 9504. O artigo trata da proibição dos agentes públicos, servidores ou não, de condutas "tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais".

Entre essas condutas, está "nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio [por dever do ofício], remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados".

Na decisão, a juíza apontou que "a potencialidade lesiva dessa conduta para o pleito é inconteste" e que, para a configuração de abuso de poder, "não se faz necessário comprovar cabalmente que as investigadas foram eleitas devido ao ilícito, sendo suficiente a demonstração, como ocorreu no caso, de que a prática irregular teve o potencial para influenciar no eleitoral".

A juíza diz ainda que é "interessante observar que a diferença de votos no pleito de 27 de novembro de 2022 foi bem próximo da quantidade de contratações realizadas no período anterior a eleição pela investigada".

Processo

A decisão pontua ainda que "as contratações temporárias não atendem aos requisitos do art. 37, IX, da Constituição Federal, pois não são dotadas de excepcionalidade e não se submetem ao concurso público, em total desrespeito ao princípio da impessoalidade".

Segundo a juíza Daniela do Nascimento Cosmo, Edna Lemos tinha ciência, enquanto prefeita interina, de que, a qualquer momento, poderia ocorrer a confirmação do afastamento da ex-prefeita e uma nova eleição.

"Então, é fácil verificar que havia um projeto político em andamento, desde o momento em que a primeira investigada assumiu interinamente o executivo municipal", reforçou.

 fonte:g1rn

                ANUNCIE AQUI LIGUE:  

99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com

COMMENTS

Nome

Aniversariantes,392,Assembleia RN,88,Brejinho,209,charge,89,Compras e Vendas,459,Educação,103,Esporte,427,f,2,Festas,1081,Futebol,64,Gatas,203,Notícia,72,Noticias,1405,Notícias,2075,p,210,Policia,5430,Politica,3141,Política,402,propaganda,2043,Religião,453,saude,8,saúde,243,TV Xuá,1,TVxua,92,
ltr
item
Xua do Agreste: Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeita e vice de Pedro Velho, RN, por abuso de poder
Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeita e vice de Pedro Velho, RN, por abuso de poder
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuim089aPGk6fA6-wdVHgSz5N60OL0UWL29g-rjO0CtJKbfr4g9AZzQRuf-uhsniqTwr7iZCj_COje4rRJ2jAZZHRVjh0Xc9Hh5uEzWK-i39MIiVzIOwPaos_12qWWaJLxCeirxVUAyw-YorH3oIpSXBg5DxfH63NzbggpUBT8lrAHdxVls3qNx9SKgEdO/s16000/pedro-velho.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuim089aPGk6fA6-wdVHgSz5N60OL0UWL29g-rjO0CtJKbfr4g9AZzQRuf-uhsniqTwr7iZCj_COje4rRJ2jAZZHRVjh0Xc9Hh5uEzWK-i39MIiVzIOwPaos_12qWWaJLxCeirxVUAyw-YorH3oIpSXBg5DxfH63NzbggpUBT8lrAHdxVls3qNx9SKgEdO/s72-c/pedro-velho.jpg
Xua do Agreste
https://www.xuadoagreste.com.br/2023/09/justica-eleitoral-cassa-mandatos-de.html
https://www.xuadoagreste.com.br/
https://www.xuadoagreste.com.br/
https://www.xuadoagreste.com.br/2023/09/justica-eleitoral-cassa-mandatos-de.html
true
543441102159246697
UTF-8
Carregar todos os posts Not found any posts ver todos Leia Mais Responder Cancelar Resposta Deletar Por Home Paginas POSTS Visualizar todas RECOMENDAR PRA VOCÊ LABEL ARCHIVE Procurar Todos os Posts Não foi encontrado nenhum post correspondente ao seu pedido Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janueiro Fevereiro Março Abril Mai Jun Jul Ags Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Feb Mar Abr Mai Jun Jul Agos Set Out Nov Dez Justamente agora 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Seguidores Seguidor THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy