Detentos iniciaram confusão após o horário de visitas; Seap informou que situação foi rapidamente controlada / Foto: José Aldenir - Agora RN...
Detentos iniciaram confusão após o horário de visitas; Seap informou que situação foi rapidamente controlada / Foto: José Aldenir - Agora RN
A Polícia Penal do Rio Grande do Norte utilizou armas não letais para conter um tumulto envolvendo 12 internos na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na tarde desta quinta-feira 30. Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), não houve motim ou rebelião, e a situação foi controlada rapidamente.
O incidente ocorreu após o horário de visitas, quando os familiares já haviam deixado o pavilhão. De acordo com a Seap, os agentes precisaram intervir para evitar a escalada da confusão. Não houve feridos, e o funcionamento da unidade prisional não foi comprometido.
A presidente do Sindicato dos Policiais Penais (Sindppen), Vilma Batista afirmou que o tumulto foi causado por presos que protestavam supostamente por mais um dia de visitas.
“Os presos do pavilhão 3 de Alcaçuz iniciaram o princípio de motim, e com a saída das visitas, quebraram cadeiras, tentaram dominar o pavilhão, mas graças aos nossos policiais, foi contido”, disse.
Ela criticou a atual gestão do sistema prisional, dizendo que, no primeiro mandato da governadora Fátima Bezerra (PT), o controle havia sido mantido, mas que a situação piorou com a entrada de novos gestores.
“Após ter colocado na gestão do sistema prisional sua amiguinha, promotora de justiça aposentada e Elton Eddy, que tem vasta experiência na área administrativa da PRF, infelizmente o retrocesso está na cara. O princípio de rebelião, pessoas carregando celulares dentro da unidade, tentativa de drogas entrando, presos matando outros, enfim, um caos”, lamentou.
A Penitenciária de Alcaçuz, maior presídio do Estado, já foi palco de conflitos entre facções no passado. A Seap garantiu que a situação está sob controle e que medidas serão adotadas para evitar novas ocorrências. “Não houve ataque contra a autoridade. O ocorrido se tratou de uma confusão envolvendo 12 internos, todos identificados”, informou.
fonte:agora rn
ANUNCIE AQUI LIGUE:
COMMENTS