Pe. José Freitas Campos Prof. Tállison Ferreira da Silva Desde junho de 2024, a Arquidiocese de Natal/RN e a Diocese de Mossoró/RN, caminh...
Pe. José Freitas Campos
Prof. Tállison Ferreira da Silva
Desde junho de 2024, a Arquidiocese de Natal/RN e a Diocese de Mossoró/RN, caminham juntas na busca de um mesmo objetivo, a saber, a criação de novas dioceses para o estado do Rio Grande do Norte-RN, com sede em Assú/RN e Santa Cruz/RN. Para tanto, foram constituídas as diversas equipes de trabalhos (secretaria, comunicação, patrimônio, pastoral e relatórios). Estes grupos tinham por meta, com dados da realidade, elaborar um projeto com a finalidade de melhor apresentar os aspectos geográficos, históricos, econômicos, sociais, religiosos, culturais e pastorais dos municípios e paróquias que integrarão as futuras dioceses.
O projeto, após a sua elaboração, foi amplamente discutido pelos membros das equipes constituídas, com a presença do Arcebispo de Natal, D. João Santos Cardoso, e do Bispo da Diocese de Mossoró, D. Francisco de Sales Alencar Batista. Na ocasião, foram feitos alguns ajustes e emendas necessários para melhor compreensão do relatório.
Tendo concluído a escrita do projeto, os próximos passos dizem respeito ao encaminhamento do relatório à Nunciatura Apostólica do Brasil, que se responsabilizará pelo envio à Santa Sé. Caberá ao Dicastério da Congregação dos Bispos e Dioceses responder ao pedido que está sendo solicitado.
Como forma de agradecimento, pelos trabalhos realizados, uma Missa em Ação de Graças será celebrada e presidida pelo Arcebispo D. João Santos Cardoso, na Catedral Metropolitana de Natal, no próximo dia 14 de março, às 11h, contando com a presença de todo povo de Deus.
No contexto do Ano Jubilar, como peregrinos da esperança, vamos intensificar as nossas orações, para que a aprovação do projeto possibilite um trabalho de evangelização mais profícuo em terras potiguares, banhada pelo sangue dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu sob a intercessão da Bem-Aventurada Mártir Lindalva Justo de Oliveira.
COMMENTS