Ibama pede documentos e reassume fiscalização da engorda de Ponta Negra

Nova faixa de areia de Ponta Negra alagada após chuva em Natal. Foto: JOSÉ ALDENIR / AGORA RN   O presidente nacional do Instituto Brasileir...

Nova faixa de areia de Ponta Negra alagada após chuva em Natal. Foto: JOSÉ ALDENIR / AGORA RN 

O presidente nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, solicitou os documentos relativos à obra da engorda de Ponta Negra, reassumindo a fiscalização do serviço. O pedido está vinculado ao encerramento do termo de cooperação técnica firmado entre Ibama e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), em julho de 2023.

O termo de encerramento do acordo entre os orgãos foi publicado no dia 18 de março de 2025, mas tornado público apenas nesta quinta-feira 10.O Acordo de Cooperação Técnica nº 48/2023 tinha vigência de 10 anos, e previa a “delegação da execução do licenciamento ambiental da atividade de dragagem de sedimentos para alimentação artificial” da praia. O documento dava ao instituto potiguar a responsabilidade de fiscalização da obra.

Procurada, a superintendência regional do Ibama/RN esclareceu que a cooperação “dava ao Idema todos os poderes de licenciamento e fiscalização da obra. “Acontece que a Justiça proibiu a ação do Idema. Para que o Ibama voltasse (a ter poder de fiscalização sobre a engorda), teria que encerrar o termo de cooperação. Agora tudo é com o Ibama.”.

Em outubro de 2024, a 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal determinou que o Idema se abstenha de “impor obstáculos” à execução das obras da engorda da Praia de Ponta Negra.

A decisão atendeu a um mandado de segurança impetrado pela Procuradoria Geral do Município (PGM), e foi assinada pelo juiz Geraldo Antônio da Mota. O pedido da PGM foi feito em resposta ao despacho da procuradora Marjorie Madruga, do dia 25 de setembro, que pedia a suspensão da licença das obras da engorda e recomendava a autuação e embargo da dragagem da jazida porque o banco de areia manuseado pela Prefeitura não era o licenciado pelo Idema.

Em sua decisão, o juiz escreveu, citando um despacho anterior, que “com a licença prévia concedida, qualquer ato que implique em obstrução do andamento da obra, fora do exercício da absoluta legalidade, implicará em descumprimento da ordem judicial anteriormente proferida”.

fonte; agora rn

        ANUNCIE AQUI LIGUE:  

99433-5589. Acesse E-mail: xuadoagreste@hotmail.com




COMMENTS

Nome

Aniversariantes,392,Assembleia RN,88,Brejinho,209,charge,89,Compras e Vendas,459,Educação,103,Esporte,427,f,2,Festas,1081,Futebol,65,Gatas,203,Notícia,72,Noticias,1405,Notícias,2075,p,210,Policia,5430,Politica,3141,Política,403,propaganda,2043,Religião,457,saude,8,saúde,243,TV Xuá,1,TVxua,93,
ltr
item
Xua do Agreste: Ibama pede documentos e reassume fiscalização da engorda de Ponta Negra
Ibama pede documentos e reassume fiscalização da engorda de Ponta Negra
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-H6NGrlNym8XW1BrL-v9IO8MEz2BcPxmY8qL31wHn2xWI8w3zGv3HeDZ4DRCPn1zqEhJPBhCu9qPmbEcLUoH13SNeNQmJEKEVMadb6_hmJ8olQJmBYEtT3p1YGqUs-yK3YalKYZTyv8O3-HQSjv2DsvpUADKxhXkaJ2uc_25H_OboPBcJ0ijGjz64Xbos/s16000/prai.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-H6NGrlNym8XW1BrL-v9IO8MEz2BcPxmY8qL31wHn2xWI8w3zGv3HeDZ4DRCPn1zqEhJPBhCu9qPmbEcLUoH13SNeNQmJEKEVMadb6_hmJ8olQJmBYEtT3p1YGqUs-yK3YalKYZTyv8O3-HQSjv2DsvpUADKxhXkaJ2uc_25H_OboPBcJ0ijGjz64Xbos/s72-c/prai.jpg
Xua do Agreste
https://www.xuadoagreste.com.br/2025/04/ibama-pede-documentos-e-reassume.html
https://www.xuadoagreste.com.br/
https://www.xuadoagreste.com.br/
https://www.xuadoagreste.com.br/2025/04/ibama-pede-documentos-e-reassume.html
true
543441102159246697
UTF-8
Carregar todos os posts Not found any posts ver todos Leia Mais Responder Cancelar Resposta Deletar Por Home Paginas POSTS Visualizar todas RECOMENDAR PRA VOCÊ LABEL ARCHIVE Procurar Todos os Posts Não foi encontrado nenhum post correspondente ao seu pedido Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janueiro Fevereiro Março Abril Mai Jun Jul Ags Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Feb Mar Abr Mai Jun Jul Agos Set Out Nov Dez Justamente agora 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Seguidores Seguidor THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy