MPRN denuncia mais nove suspeitos por assassinato do prefeito de João Dias

  Damária e Leidiane Jácome são suspeitas de mandar matar prefeito de João Dias, no RN — Foto: Reprodução O Ministério Público do Rio Grande...

 

Damária e Leidiane Jácome são suspeitas de mandar matar prefeito de João Dias, no RN — Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) apresentou um aditamento à denúncia do caso que investiga o assassinato do então prefeito de João Dias, Francisco Damião de Oliveira, conhecido como Marcelo Oliveira, e de seu pai, Sandi Alves de Oliveira, além da tentativa de homicídio do motorista Alcino Gomes da Silva, em 2024. A nova peça acusatória inclui mais nove pessoas como suspeitas de participação nos crimes.

A denúncia original já havia apontado Francisco Emerson Lopes da Silva, Jadson Rodrigues Rolemberg, Heliton Leandro Barbosa da Silva e Rubens Gama da Silva como envolvidos no ataque. Com o avanço das investigações, o MPRN, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da Promotoria de Justiça de Delitos de Organizações Criminosas, formalizou a acusação contra os seguintes nomes:

Damária Jácome de Oliveira

Leidiane Jácome de Oliveira

Weverton Claudino Batista

Carlos André Claudino

Marcelo Alves da Silva

Everton Renan Fernandes Dantas

Olanir Gama da Silva

Thomas Vitor Soares Pereira Tomaz

Gildivan Junior da Costa

Alguns dos suspeitos já se encontram presos em unidades prisionais de Caraúbas e Mossoró, enquanto outros são considerados foragidos.

Damária era vice-prefeita de João Dias à época do crime. Ela e a irmã Leidiane Jácome são consideradas mentoras intelectuais do grupo. As duas são consideradas foragidas, segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

O atentado criminoso foi motivado por vingança pessoal e política. "Os elementos reunidos no curso do inquérito policial demonstram a autoria delitiva por parte de Damária Jácome de Oliveira, Leidiane Jácome de Oliveira, Everton Renan Fernandes Dantas, Weverton Claudino Batista, Carlos André Claudino e Marcelo Alves da Silva, no crime de duplo homicídio qualificado por motivo torpe (vingança) e pelo recurso que dificultou a defesa das vítimas", diz o documento.

Segundo o MPRN, ficou constatado que todos os envolvidos no atentado ocorrido em João Dias "integravam, na verdade, uma organização criminosa estruturada, com divisão de tarefas e voltada à prática de crimes graves".

A ação criminosa contou com a participação de, no mínimo, 14 pessoas, todas com funções previamente definidas. Entre elas, estava Josenilson Martins da Silva, encontrado morto no dia 26 de outubro, na zona rural do município de Antônio Martins.

Após a prisão e a apreensão do celular de Marcelo Alves da Silva, chamado de "Pastor", as investigações apontaram também que o grupo não se reuniu apenas para praticar o atentado do dia 27 de agosto de 2024. Mesmo após a prisão de parte dos envolvidos, o núcleo intelectual da organização cogitava um novo crime: o assassinato da sucessora e atual prefeita de João Dias, Maria de Fátima Mesquita da Silva, conhecida como "Fatinha", viúva do ex-prefeito Marcelo Oliveira.

Funções dentro da organização criminosa, de acordo com o MPRN:

Olanir Gama da Silva assumiu o papel de articulador da organização;

Heliton Leandro Barbosa da Silva, Francisco Emerson Lopes da Silva, Jadson Rodrigues Rolemberg e Gildivan Júnior da Costa foram os executores dos crimes;

Thomas Vitor Soares Pereira Tomaz e Rubens Gama da Silva atuaram no suporte logístico e transporte;

Weverton Claudino Batista, Everton Fernandes Dantas, Carlos André Claudino e Marcelo Alves da Silva ofereceram condições materiais e informações necessárias à execução dos crimes.

Damária Jácome de Oliveira e Leidiane Jácome de Oliveira, mentoras intelectuais do grupo.

Sobre a disputa política

João Dias é o terceiro menor município do Rio Grande do Norte, com pouco mais de 2 mil habitantes, segundo o IBGE. Ainda de acordo com o instituto, a cidade localizada na região do Alto Oeste, na divisa com a Paraíba, contava com apenas 294 pessoas ocupadas em 2022, com rendimento médio de 1,5 salário mínimo.

Marcelo e Damária disputaram juntos a campanha eleitoral de 2020 e foram vitoriosos, ele como candidato a prefeito e ela, vice-prefeita. Ambos representavam famílias tradicionais na cidade, lideradas por Sandi Oliveira (pai de Marcelo) e Laete Jácome (pai de Damária e vereador).

A família de Laete já era investigada por crimes como o de milícia privada. Durante a campanha eleitoral de 2020, ele foi preso em flagrante por posse ilegal e receptação de armas. Damária também foi considerada foragida da polícia, na época.

Cerca de 7 meses após tomar posse do cargo, Marcelo pediu afastamento da prefeitura e Damária assumiu a gestão municipal em julho de 2021.

Marcelo Oliveira e Damária Jácome na campanha eleitoral de 2020 — Foto: Divulgação

Em 2022, o prefeito afastado afirmou à Justiça que foi coagido pela vice-prefeita, além do pai e irmãos dela, para deixar o cargo. Em outubro daquele ano, uma decisão da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, do Tribunal de Justiça do RN, determinou o retorno imediato de Marcelo Oliveira à prefeitura.

Em dezembro de 2022, Damária e Laete Jácome foram afastados dos cargos e tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça. À época, os dois negaram qualquer tipo de extorsão contra o então prefeito da cidade e alegaram que ele teria renunciado por motivação própria.

Segundo a polícia, a acusação de Marcelo e o retorno dele ao cargo gerou uma cisão política e pessoal entre as famílias.

De acordo com o delegado Alex Wagner, a família da vice-prefeita e da vereadora atribuía ao prefeito a morte de dois irmãos em confronto com a polícia na Bahia e a prisão de um terceiro em 2022. Eles tinham mandados de prisão abertos por tráfico de drogas.

"Eles começaram a imputar a Marcelo, que estava entregando a localização dessas pessoas. Além de que houve a apreensão de um fuzil na cidade, que também se imputava que Marcelo teria entregue (a localização)", disse o delegado.

Patriarca da família da vice-prefeita, Laete morreu de causas naturais no primeiro semestre de 2024.

fonte:g1rn

       ANUNCIE AQUI LIGUE:  

99433-5589. Acesse E-mail: xuadoagreste@hotmail.com

COMMENTS

Nome

Aniversariantes,392,Assembleia RN,88,Brejinho,209,charge,89,Compras e Vendas,459,Educação,103,Esporte,427,f,2,Festas,1081,Futebol,65,Gatas,203,Notícia,72,Noticias,1405,Notícias,2075,p,210,Policia,5430,Politica,3141,Política,403,propaganda,2043,Religião,457,saude,8,saúde,243,TV Xuá,1,TVxua,93,
ltr
item
Xua do Agreste: MPRN denuncia mais nove suspeitos por assassinato do prefeito de João Dias
MPRN denuncia mais nove suspeitos por assassinato do prefeito de João Dias
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjX3q_PVVMGagVkor86J5NfCcnO400S0rlTaIrYQ-_ToRxj5o_d2rtSDCcYqq22oswBn6RKZoW9nGgnL281AeIpYhgTt_FffExpHMY5tlQtGoLnhj-WnUgOMvVG-tJGk1K50ZSWQDmPrqkVpcHSOD_Tbnz0oAejousN5ljzNcHRja6gh2HnwE1ewaD2jBXe=w640-h334
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjX3q_PVVMGagVkor86J5NfCcnO400S0rlTaIrYQ-_ToRxj5o_d2rtSDCcYqq22oswBn6RKZoW9nGgnL281AeIpYhgTt_FffExpHMY5tlQtGoLnhj-WnUgOMvVG-tJGk1K50ZSWQDmPrqkVpcHSOD_Tbnz0oAejousN5ljzNcHRja6gh2HnwE1ewaD2jBXe=s72-w640-c-h334
Xua do Agreste
https://www.xuadoagreste.com.br/2025/04/mprn-denuncia-mais-nove-suspeitos-por.html
https://www.xuadoagreste.com.br/
https://www.xuadoagreste.com.br/
https://www.xuadoagreste.com.br/2025/04/mprn-denuncia-mais-nove-suspeitos-por.html
true
543441102159246697
UTF-8
Carregar todos os posts Not found any posts ver todos Leia Mais Responder Cancelar Resposta Deletar Por Home Paginas POSTS Visualizar todas RECOMENDAR PRA VOCÊ LABEL ARCHIVE Procurar Todos os Posts Não foi encontrado nenhum post correspondente ao seu pedido Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janueiro Fevereiro Março Abril Mai Jun Jul Ags Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Feb Mar Abr Mai Jun Jul Agos Set Out Nov Dez Justamente agora 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Seguidores Seguidor THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy