Novo Hamburgo utilizou o meia Preto de forma irregular na partida de volta com o ABC (Foto: Wellington Rocha)
Novo Hamburgo utilizou o meia Preto de forma irregular na partida de volta com o ABC (Foto: Wellington Rocha)
Apesar da heroica vitória por 2 a 0 sobre o ABC pelo jogo da volta da terceira fase da Copa do Brasil, o Novo Hamburgo pode ser eliminado da competição. Isso porque o meia Preto teria jogado de forma irregular. O jogador chegou, inclusive, a dar uma assistência no confronto.
 
O atleta foi expulso no jogo da primeira fase contra o J. Malucelli. Diante disso, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou dois jogos de suspensão. O primeiro foi cumprido na partida de volta contra o time paranaense enquanto o segundo deveria ter sido diante do Alvinegro.

Preto ficou de fora deste embate com o time potiguar, em jogo ocorrido no estádio Frasqueirão, no entanto, existe um entendimento de que a punição não foi paga como deveria. Consta que o jogador ficou sem contrato no dia 18 de julho e a renovação só ocorreu no dia 28. Como a partida ocorreu nesse intervalo, Preto não poderia entrar em campo na quarta-feira (29), quando realmente valeria a punição.

O Anilado deve ser enquadrado no Art. 214: “Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009)”. A pena poderá ser perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

Em contato com a Rádio Gaúcha, o técnico do clube, Itamar Schülle, disse que não estava sabendo dos detalhes e aguardava um contato da diretoria. “Não quero nem pensar nisso. Nem fala, não posso acreditar. Vamos esperar, mas não quero cogitar essa possibilidade”, disse o treinador.

Caso o Novo Hamburgo realmente perca os pontos da partida, o ABC estará automaticamente classificado para as oitavas da Copa do Brasil. O adversário será definido através de sorteio entre os demais classificados.

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, anunciou em rede social que pretende viajar para o Rio de Janeiro para representar o Alvinegro, caso seja preciso.

fonte:nominuto