O prefeito de Jacaraú Elias Costa (PMDB) concedeu entrevista exclusiva ao ManchetePB e falou, entre outros assuntos, das dificuldade que passa seu município.
Elias tem enfrentado duras críticas de populares e as denúncias sobre supostas irregularidades em sua gestão são constantes nos vários meios de comunicação. Atento ao debate e anseio popular, ele negou as denúncias sobre descontos indevidos, divisão de salários, e atraso em pagamentos feitos por alguns servidores contratados em emissoras de rádio. O Prefeito afirma que as denúncias são infundadas e garantiu que não há quaisquer irregularidades ou descontos feitos de maneira indevida. Segundo ele, há uma desinformação, todos os pagamentos foram feito de maneira integral de acordo com os dias trabalhados. Ele também nega que em sua administração o servidor receba menos de um salário mínimo. Já sobre o pagamento relativo ao mês de agosto para os contratados, deverá ser feito já na próxima semana, respeitando a legalidade.

Elias Costa desabafou sobre as dificuldades que os governos municipais têm passado com a queda brusca é recorrente do FPM. Em Jacaraú demissões já foram feitas para que a folha atingisse os índices determinados pela lei de responsabilidade, no entanto as dificuldades para garantir os serviços essenciais permanecem. Nesse sentido, há o entendimento da equipe administrativa e o planejamento de mais cortes já para este mês. Elias anunciou que haverá a redução de salários do primeiro e segundo escalão, e até possíveis exonerações de cargos comissionados. Segundo ele, a medida drástica será necessária para garantir a governabilidade. “Nossa prioridade é garantir à população o acesso aos serviços essenciais, como saúde, educação… reduziremos os gastos com pessoal para que o povo receba o essencial”- disse Elias. Além de cortes na folha de pagamento, o Prefeito vai diminuir os gastos com as máquinas, reduzindo as horas de serviços com terraplanagem.
Em contrapartida, avanços consideráveis também são comemorados, mesmo diante da crise, sua gestão conseguiu retomar o andamento de obras paradas há mais de seis anos. A creche municipal, com capacidade para atender cerca de 300 crianças deverá ser entregue em dezembro deste ano, junto com a quadra de esportes da escola Neuza Medeiros, também deixada inacabada pelas gestões passadas. Outras obras, como a quadra de esportes da escola Ruy Carneiro e a pavimentação de mais ruas no bairro da Caixa D’água, já foram ou estão em processo licitatório e deverão ser iniciadas até o fim do ano. E mesmo com os cortes, Elias Costa já garantiu a compra de mais três veículos novos, adquiridos com recursos próprios da PMJ e que serão entregues nos próximos dias.
Elias também pontua positivamente o respaldo popular recebido na construção das propostas elencadas no PPA, entregue para aprovação da Câmara na manhã desta sexta-feira (01). Foi a primeira vez que o projeto foi elaborado através da participação direta do povo.
Sobre as eleiçãos estaduais 2018 Elias foi enfático, disse que “não pensará nas articulações políticas por enquanto, e que não definiu apoios”, mas garantiu que tanto o pré-candidato a Deputado Estadual Eduardo de Brito (ex-prefeito de Mamanguape), quanto a Deputada Estadual Camila Toscano terão sua ajuda e palanques no município; desta forma, e se isso acontecer, Elias Costa quebrará mais um paradigma histórico na cultura do “monopólio político” existente, apoiando dois Deputados simultaneamente.
Para Jacaraú ele finaliza informando duas boas notícias: a primeira que os recursos recebidos pelos royalties do petróleo, cerca de R$ 200,000,00 (duzentos mil reais) mensais, estão sendo guardados para investimentos futuros em obras estruturantes. A segunda é que o Município foi contemplado através de emenda do Deputado Federal Rômulo Gouveia, com recursos no valor de R$ 390,000,00 (trezentos e noventa mil reais) que serão investidos na pavimentação de várias ruas no Distrito do Timbó.

Do ManchetePB