Padre Ibiapina Nasceu no dia 05 de agosto de 1806, e Morreu no dia 19 de Fevereiro de 1883 na cidade de Solânia-PB

Nasceu Ibiapina na fazenda Morro do Jaibara, em Sobral, no estado do Ceará, no dia 05 de agosto de 1806. Recebeu, no batismo, o nome de José Antônio Pereira IBIAPINA. Foi o terceiro filho de um casal pobre, o senhor FRANCISCO MIGUEL PEREIRA e dona TERESA DE JESUS.

Matriculou-se no curso jurídico, formando-se na 1a turma de Olinda em 1832. No ano seguinte foi nomeado Juiz de Direito e chefe de polícia em Quixeramobim, no Ceará.

Após sua atuação como magistrado, foi eleito deputado, o mais votado à assembléia da nação, na legislatura de 1834-1837; defendeu, no parlamento, a causa dos pobres e dos explorados.

Deixando a carreira política, dedicou-se à advocacia, revelando-se um brilhante advogado, patrocinando, sobretudo, as causas mais difíceis de pessoas desamparadas.

Ibiapina, no entanto, só chegou a abraçar a sua verdadeira vocação quando completou 47 anos de idade, ao ordenar-se sacerdote, no dia 26 de julho de 1853. Como padre, trocou o seu sobre nome de Pereira pelo de Maria, em homenagem à Mãe de Jesus, passando a ser chamar Padre JOSÉ ANTÔNIO MARIA IBIAPINA.

Durante 28 anos (1855 a 1883) Padre Ibiapina realizou missões populares, organizou o povo, reconciliou os ânimos, levantou hospitais, construiu açudes, edificou cemitérios e, sobre tudo, ergueu e instituiu as suas famosas casas de caridade.

Nesse período as viagens e regiões percorridas pelo Padre Ibiapina no seu infatigável trabalho apostólico foram pelos seguintes estados: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. A região percorrida mede 601.758 km 7,07% do território total do Brasil (território maior do que o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná correspondendo a uma área maior do que Portugal, Itália, Alemanha, Holanda, e Bélgica, juntos).

Sua morte ocorreu numa segunda-feira. 19 de Fevereiro de 1883, ás 6 h, da noite, na sua pequena residência, em Santa Fé (Solânea-Pb), onde está o seu túmulo, visitado por uma imensa multidão de fiéis, de modo especial todos os dias 19 de cada mês.


CURIOSIDADES:

• Devido as suas viagens missionárias o comparam com os grandes missionários da igreja, como: São Paulo, Santo Antônio de Pádua, São Francisco Xavier;

• Nossa Senhora apareceu a Padre Ibiapina na extremidade da vida, como tem feito aos Santos.


Texto extraído do livro Memória do PADRE IBIAPINA – O Santo de Santa Fé (Comemorativo dos 120 anos de sua morte) elaborado pela Diocese de Guarabira/PB

SANTUÁRIO DO PADRE IBIAPINA
ENTRADA DO SANTUÁRIO DO PADRE IBIAPINA 
 ARCO OU PORTAL DO SANTUÁRIO DO PADRE IBIAPINA 
ANFITEATRO E O LOCAL ONDE SE CELEBRAM AS MISSAS DO SANTUÁRIO DO PADRE IBIAPINA 
                           AUDITÓRIO DOM ANTONIO MUNIZ
 A VISTA DA CAPELA COM AS JARRAS 
                                                             A CAPELA 
 A CASA DOS MILAGRES
 O MUSEU DO PADRE IBIAPINA
MONUMENTO DEDICADO A NOSSA SENHORA
 UMA VISTA DA CASA DOS MILAGRES E DA CAPELA DO SANTUÁRIO DO PADRE IBIAPINA
 A CASA VISTA POR DENTRO DO PADRE IBIAPINA
A IGREJA CONSTRUÍDA PELO PADRE IBIAPINA

AS FOTOS FORAM EXTRAÍDAS DO BLOG PESSOAL DO FREI JUNIOR CAPUCHINHO,A QUEM O BLOG XUADOAGRESTE.COM.BR AGRADECE !!!

ANUNCIE AQUI LIGUE: 
99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com