Consumo de energia cresceu no primeiro trimestre de 2017. (Foto: Marcelo Brandt/G1)
O Rio Grande do Norte teve aumento de 2,2% no consumo de energia elétrica no primeiro trimestre de 2018, na comparação com o mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12) pela Companhia Energética do estado (Cosern). O único setor que registrou queda no estado foi a indústria.

Segundo a companhia, a redução do consumo de energia pelo setor industrial começou em 2014 e ainda persiste. Isso seria do desempenho negativo dos setores de extração de petróleo e gás natural, a fabricação de cimentos e a produção têxtil, foi o que mais contribuiu para a redução em 1,7%.

A classe com maior representatividade no consumo estadual foi a residencial, que respondeu por 39% da energia distribuída pela empresa e fechou o trimestre com uma alta de 2,9%. Segundo a Cosern, dois quesitos contribuíram para esse incremento. O registro de mais 27.876 unidades consumidoras e o crescimento do consumo médio dos imóveis em 0,55%.

O comercial também apresentou sinais de melhoras no trimestre, com um crescimento de 3,8%, tendo como principal destaque o avanço no consumo do comércio varejista. A companhia destacou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta variação positiva de 11,2% no volume de vendas, no acumulado até fevereiro de 2018.

Ainda conforme o estudo da empresa, a classe rural teve desempenho positivo de 4,2%. Isso seria reflexo da alta no consumo do setor de aquicultura do estado, que contrastou com o desempenho da agropecuária rural e da agroindústria neste primeiro trimestre de 2018.

As outras classes que englobam o serviço público, a iluminação pública, o poder público e o consumo próprio obtiveram, juntas, um crescimento de 2,9% nesses três primeiros meses do ano.

fonte:g1rn

ANUNCIE AQUI LIGUE:  
99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com