Hotel-Escola Senac Barreira Roxa — Foto: Divulgação
O Governo do Rio Grande do Norte apresentou neste sábado (18) o programa Acolher Saúde RN, que vai hospedar cerca de 200 profissionais da rede estadual de saúde, que necessitem se isolar de familiares, no hotel Barreira Roxa, em Natal. Eles terão também três refeições inclusas. A medida é para combater a propagação do novo coronavírus no estado.

A estrutura do Barreira Roxa, hotel administrado pelo Fecomércio, precisou ser reformulada e houve ainda treinamento de funcionários para hotelaria hospitalar. A parceria com o governo foi anunciada em 22 de março.

Os servidores interessados vão precisar se cadastrar em um aplicativo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN. Lá, será identificado os pedidos e ofertas de vagas e o sistema definirá os beneficiados a partir de critérios que vão classificar cada candidato pelo grau de exposição dos candidatos ao novo coronavírus.

Os profissionais que comprovarem conviver com pessoas do grupo de risco, ou que tenham pessoas infectadas na mesma residência, poderão se hospedar na unidade durante suas folgas do trabalho.

O Governo do RN vai investir R$ 159 mil para garantir 30 dias de acolhimento para 106 profissionais por dia. A Fecomércio, que administra o Barreira Roxa, vai investir R$ 350 mil por mês, como contribuição a atuação dos profissionais de saúde, segundo explicou o Executivo.

Segundo a Sesap, esse programa pode se estender para outros hotéis, que serão devidamente enquadrados no cumprimento dos protocolos dos órgãos de saúde. “A medida deve vigorar durante o período da pandemia e tem como objetivo evitar que esses servidores precisem se afastar do trabalho em consequência de contato com familiares que possam estar contaminados pelos vírus, como também evitar expor risco às pessoas do seu círculo familiar”, explicou Márcia Lucas, subsecretaria de Planejamento e Gestão da Sesap.

O hotel passou por adequações para obedecer várias medidas de prevenção recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para receber os profissionais de saúde. Entre elas estão as camas, que foram separadas a um distância de 1,5 m e a retirada de itens decorativos, como abajures e cortinas.

Além disso, espaços de lazer como piscina, academia, salão de jogos, brinquedoteca, bar e café estão interditados para circulação. As três refeições diárias serão oferecidas no restaurante Newton Navarro, que terá espaços marcados para circulação e aproximação.

Segundo a Sesap, todos os processos de limpeza e higienização do hotel estão sendo reforçados com aplicação de álcool 70% em todas as superfícies, bem como a distribuição desse item em ambientes com maior circulação de pessoas.

Os colaboradores do hotel vão trabalhar com equipamentos de proteção individual e receberam um treinamento especial sobre as condutas de segurança. Todos também foram vacinados contra a gripe (H1N1 e H3N2). O hotel só será acessado por colaboradores e profissionais da saúde que não tenham sido testados positivo para o coronavírus.

fonte:g1rn
ANUNCIE AQUI LIGUE:  
99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com