sábado, 20 de junho de 2020

Campus Nova Cruz amplia ações de enfrentamento à pandemia


Servidores docentes, técnicos e alunos tem produzido álcool em gel e sabão no Campus Nova Cruz
Sob o título ‘Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de importância internacional decorrente do Coronavírus’, mais uma iniciativa do Campus Nova Cruz está em curso. Trata-se da produção de sabão em barra, desinfetante e álcool em gel. 
A ação institucional conta com orçamento recebido da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e foi viabilizada mediante celebração do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 9210/2020, no valor de R$ 113.756,90.
O TED traz a informação de que a liberação de recursos por parte da Setec é motivada pelo grande número de casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil: “no sentido de conter a disseminação desse vírus, a higienização básica – com produtos como sabão e álcool em gel – é uma das principais medidas de prevenção”.
Segundo Allan Dantas, diretor-geral pro tempore do Campus Nova Cruz, a iniciativa tem relevância máxima: “a ideia é intensificar a prevenção de contágio tanto em pessoas em situação de vulnerabilidade social quanto naqueles que estejam na linha de frente de combate à Covid-19, sejam hospitais, integrantes das forças de segurança pública ou mesmo os profissionais de saúde ligados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 
Essa é a nossa função social diante da pandemia”, disse. Utilizando as instalações da mini fábrica de saneantes e os laboratórios existentes no campus, professores, técnicos administrativos, estudantes, egressos e voluntários estão envolvidos na produção dos saneantes. Por sua característica emergencial, o projeto tem duração prevista de 120 dias.
Saneantes
A descrição do projeto do Campus Nova Cruz inclui o objetivo de 10 mil barras de sabão, 10 mil litros de desinfetante e mil litros de álcool em gel e está sob coordenação do professor Allan. As ações tiveram início em meados de março – antes da liberação do TED –, quando a iniciativa contava somente com doações da comunidade e com recursos do próprio campus. “Mesmo com o isolamento social [definido em portaria da Reitoria do Instituto] da nossa comunidade, decisão tomada com base em avaliações técnicas e científicas, as atividades nos laboratórios e na mini fábrica seguiram, com o objetivo de reduzir o avanço da contaminação, dando nossa contribuição para o achatamento daquela curva de contágio que todo mundo tem ouvido falar nos telejornais”, explicou o professor.
Ensino, Pesquisa e Extensão
“Um outro ponto que nós podemos considerar é o pós-pandemia. Do ponto de vista acadêmico, acredito que o legado que vai ser deixado pelo investimento em equipamentos e insumos será utilizado para ampliar os projetos de pesquisa e inovação dos campi”, antecipou Allan. Segundo ele, esse projeto prepara os alicerces que permitirão a criação do Hotel de Projetos do Campus Nova Cruz: “Surge daí a possibilidade de um banco de ideias, de ações de inovação tecnológica e de empreendedorismo, conectadas ao Ensino, tudo fortalecendo e estimulando o ensino de qualidade, que é o fazer dessa instituição”, finalizou.
Fonte: IF Campus de Nova Cruz 


ANUNCIE AQUI LIGUE: 
99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hoje tem programa a partir do Meio dia deste sábado 24 de Outubro na Rádio Talismã 99.3 FM no Programa Sou Mais Nova Cruz

                    APRESENTAÇÃO DUDA XUÁ  Olá meus amigos de Nova Cruz e região agreste, a partir de meio dia deste sábado 24 de Outubro de...