A UPA da Cidade da Esperança opera com ocupação de 220% dos leitos para Covid-19 — Foto: Sérgio Henrique Santos/InterTV Cabugi.

Quase todas as unidades públicas de saúde direcionadas ao tratamento da Covid-19 em Natal estão lotadas ou superlotadas. Duas das quatro Upas, inclusive, abrigam hoje mais do dobro de pacientes da doença do que têm condições de atender. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde, que divulgou nesta terça-feira (9) um balanço sobre as unidades saúde da capital potiguar administradas pelo Município.

De acordo com o relatório, a UPA da Cidade da Esperança, na Zona Oeste, e a UPA Pajuçara, na Zona Norte, têm ocupação de 220% dos leitos direcionados à Covid-19. A Unidade de Pronto Atendimento do Potengi, também na ZN, está atualmente com 160% de ocupação de seus leitos para pessoas com o novo coronavírus. Já a UPA do conjunto Cidade Satélite, na Zona Sul, funciona 90% ocupada.

Os hospitais dos Pescadores e Municipal lotaram: ambos estão trabalhando com 100% da ocupação dos leitos Covid-19. No Hospital de Campanha de Natal, aberto exclusivamente para os pacientes do vírus, a ocupação é de 60%.

A SMS alerta que em todas as regiões administrativas de Natal há bairros com altos índices de infecção pelo vírus. Ainda segundo a secretaria, na Zona Leste as Rocas e o Alecrim lideram a quantidade de casos, na Zona Norte é o bairro Potengi quem está no topo da lista de infecções, na Zona Oeste é o bairro de Nossa Senhora de Nazaré e na Zona Sul, Ponta Negra.

Pacientes de outras cidades lotam sistema
A prefeitura reconhece que a rede pública de saúde de Natal registra uma sobrecarga em sua capacidade de atendimento durante o período da pandemia. “As quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) instaladas na cidade refletem com clareza este quadro”, diz nota enviada à reportagem pelo Município.

Voltadas originalmente para a população da capital, as Unidades de Pronto Atendimento atenderam a mais de 800 pessoas de outras cidades do Rio Grande do Norte e até de outros estados em maio, de acordo com a prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde alega que a UPA da Cidade da Esperança absorveu a maior parte desses atendimentos no mês passado, com 351 registros. Em seguida, vem a UPA do Pajuçara com 268 atendimentos. A UPA Cidade Satélite(158 pacientes), e Potengi (49), também receberam usuários do SUS de fora da cidade.

Doentes e mortos
A Prefeitura de Natal também divulgou os números da Covid-19 na capital potiguar nesta terça (9). O boletim epidemiológico indica que há 4.644 casos confirmados da doença na cidade, além de 11.632 suspeitos.

Com relação às mortes provocadas pelo vírus, o relatório da SMS indica que somam 162 em Natal. As infecções na capital são predominantes no grupo de 40 a 59 anos (38,55%) e entre a faixa etária de 20 a 39 anos (36,56%).

fonte:g1rn

ANUNCIE AQUI LIGUE:  
99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com