sexta-feira, 17 de julho de 2020

Polícia Civil cria núcleo para investigar desaparecimentos de pessoas na Grande Natal


NIPD ficará vinculado à divisão de homicídios — Foto: Bruno Vital/G1

A Polícia Civil instituiu o Núcleo de Investigação Sobre Pessoas Desaparecidas (NIPD) no Rio Grande do Norte com o objetivo de abrir procedimentos policiais para apurar os desaparecimentos, além de executar e/ou difundir pedidos de localização de pessoas em Natal e região metropolitana.

O NIPD será vinculado diretamente à Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). A portaria referente à instauração do núcleo foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na quinta-feira (16).

O serviço será responsável também por solicitar informações às diretorias e/ou divisões que atuam diretamente com a atividade-fim, para consolidar um banco de dados com as investigações, de forma a manter um arquivo atualizado de ocorrências.

"Além disso, o NIPD será o responsável por acompanhar, orientar, integrar, monitorar, supervisionar, dar apoio e aperfeiçoar todas as investigações decorrentes de pessoas desaparecidas, respeitada a atuação da autoridade que preside a respectiva investigação; promover, com a orientação prévia da Secretaria Executiva e de Comunicação Social da Polícia Civil (SECOMS) o fornecimento e a divulgação de informações concernentes à localização de pessoas desaparecidas; expedir os atos necessários ao bom funcionamento do Núcleo, nos limites de suas atribuições; e disponibilizar apoio logístico, estrutura e condições de trabalho para o funcionamento do núcleo", informou a corporação por meio do departamento de comunicação.

Os inquéritos policiais instaurados que estejam sendo conduzidos pela Delegacia Especializada de Capturas (Decap) deverão ser encaminhados para o NIPD, sem prejuízo das medidas necessárias por parte da Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (Dpgran) para a efetivação do encaminhamento.

“Após estudos, chegamos à conclusão que as atividades investigativas para localização dos desaparecidos são mais atinentes às atribuições das unidades policiais vinculadas à Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP)", destacou a delegada-geral, Ana Cláudia Saraiva.

fonte:g1rn
ANUNCIE AQUI LIGUE:  
99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Decisão da mesa diretora da Câmara Municipal cassa mandato do vereador Thiago Araújo de Carvalho(PSD) em Nova Cruz

foto via internet Foi publicado nesta segunda feira 10 de agosto, no Diário Oficial do município de Nova Cruz, a decisão da mesa dire...