Vereadora de Nova Cruz que antes votou contra direitos dos professores, hoje protagoniza faccioso projeto de geração de emprego.

Vereadora Gabriela Melo Com a proximidade do pleito eleitoral, surge de tudo, até projeto de lei sobre tema que não compete ao Municí...


Vereadora Gabriela Melo
Com a proximidade do pleito eleitoral, surge de tudo, até projeto de lei sobre tema que não compete ao Município. 

É de se considerar que para exercer o cargo de vereador, no mínimo este busque uma assessoria jurídica que oriente suas proposições de projetos, e a mais básica e elementar delas é a questão da competência para legislar sobre certas matérias. 

O artigo 22, inciso XXVII da Constituição Federal aduz que é competência da UNIÃO, legislar sobre licitações e contratos administrativos, tal lei é amplamente conhecida, a Lei de Licitações n° 8.666/93.

Mesmo assim, abarcou na Câmara Municipal de Nova Cruz, o projeto de lei n° 18/2019 apresentado pela Vereadora Anne Gabriela M. de S. Melo que dispõem sobre a obrigatoriedade da comprovação do preenchimento das cotas de aprendizes por parte de empresas que celebrem contratos com o Município de Nova Cruz/RN.

Logo, toda empresa que viesse a celebrar um contrato com o Município de Nova Cruz, teria que comprovar que reserva uma cota de 5% para os menores aprendizes. 

Acontece senhores leitores, que a Consolidação das Leis do Trabalho CLT, já obriga as empresas à cumprirem este critério e a fiscalização fica por conta do Ministério do Trabalho. Mesmo assim, a Vereadora “vende” seu projeto como gerador de emprego, o que numa simples interpretação da lei se percebe que não é. 

Outro não poderia ser o destino de tal projeto, senão obviamente o VETO. 

COMO PODERIA O PREFEITO DE NOVA CRUZ SANCIONAR UMA LEI QUE TRATA DE MATÉRIA RESERVADA À UNIÃO? 

Fato esse, é que tramita na Câmara Federal dos Deputados, o Projeto de Lei 339/19, que altera a lei de licitações, no entanto de maneira inteligente, dispõem que a quantidade de menores aprendizes servirá como critério de desempate na escolha da proposta vencedora da licitação e não como critério limitador à participação das empresas no certame. 

Como em todo ano de eleição, a oposição se utiliza de tudo para gerar polêmica e colocar a opinião publica contra o gestor, a vereadora também não fez diferente, buscou apoio do segmento da educação com a finalidade de pressionar os vereadores para que estes derrubem o veto do Prefeito, sob a alegação de que tal projeto gerará muitos empregos para o jovem de Nova Cruz. 

Esqueceu-se a vereadora de mencionar por exemplo, que o Decreto n° 5.598/05 que regulamenta a atividade de menor aprendiz, aduz que é facultada a contratação de aprendizes pelas Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), que são a maioria das empresas que participam das licitações no município. Tal projeto ainda que viesse a ser aprovado, pouca eficácia teria, diante das limitações impostas pelo próprio Decreto em epígrafe.

Logo senhores, qual a eficácia desse projeto? uma vez que as empresas já são obrigadas a contratar jovens aprendizes. 

Que a vereadora, ao invés de querer colocar o povo contra seu gestor, apresente um projeto que realmente seja inovador e gere emprego e renda ao jovem novacruzense. 

Aliás, a biografia parlamentar da vereadora Gabriela não lhe é muito favorável, basta lembramos de que ela votou a favor do PL 006/2017 que acabou com o 1/3 da hora atividade do professor, categoria tão importante e essencial em nossa sociedade. 

Por enquanto, o que vemos é uma vereadora acomodada que passou toda uma legislatura sem projetos expressivos e de impacto na vida das pessoas e ao final do mandato surgem como salvadores da pátria. Será que são??? É só analisar o passado...

Por Reinaldo Ritiley 
ANUNCIE AQUI LIGUE:  
99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com

COMMENTS

Nome

Aniversariantes,392,Assembleia RN,88,Brejinho,209,charge,89,Compras e Vendas,459,Educação,105,Esporte,429,f,2,Festas,1081,Futebol,65,Gatas,203,Notícia,72,Noticias,1405,Notícias,2093,p,210,Policia,5438,Politica,3155,Política,410,propaganda,2043,Religião,460,saude,8,saúde,244,TV Xuá,1,TVxua,94,
ltr
item
Xua do Agreste: Vereadora de Nova Cruz que antes votou contra direitos dos professores, hoje protagoniza faccioso projeto de geração de emprego.
Vereadora de Nova Cruz que antes votou contra direitos dos professores, hoje protagoniza faccioso projeto de geração de emprego.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZ9X4ulAbWv2a3YaT7zhyphenhyphenOCfbhc4GiloXlzKAlybFhKju49GYpuefumeodugmRT4oXEzKRMmYNsaD9btPKuQwkdc4qrtmCxEav3qUPAl7SNtWPAetKdJpaZlZ7kjP3qIbsxfnfL53WSpNb/s1600/gabi.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZ9X4ulAbWv2a3YaT7zhyphenhyphenOCfbhc4GiloXlzKAlybFhKju49GYpuefumeodugmRT4oXEzKRMmYNsaD9btPKuQwkdc4qrtmCxEav3qUPAl7SNtWPAetKdJpaZlZ7kjP3qIbsxfnfL53WSpNb/s72-c/gabi.jpeg
Xua do Agreste
https://www.xuadoagreste.com.br/2020/07/vereadora-de-nova-cruz-que-antes-votou.html
https://www.xuadoagreste.com.br/
https://www.xuadoagreste.com.br/
https://www.xuadoagreste.com.br/2020/07/vereadora-de-nova-cruz-que-antes-votou.html
true
543441102159246697
UTF-8
Carregar todos os posts Not found any posts ver todos Leia Mais Responder Cancelar Resposta Deletar Por Home Paginas POSTS Visualizar todas RECOMENDAR PRA VOCÊ LABEL ARCHIVE Procurar Todos os Posts Não foi encontrado nenhum post correspondente ao seu pedido Voltar Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janueiro Fevereiro Março Abril Mai Jun Jul Ags Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Feb Mar Abr Mai Jun Jul Agos Set Out Nov Dez Justamente agora 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Seguidores Seguidor THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy