O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) deu início nesta quarta-feira 27 à nova totalização dos votos da eleição de 2018 – que, ao fim do processo, vai resultar na diplomação de Fernando Mineiro (PT) como novo deputado federal pelo Estado. 

A Corte informou que o processo deve ser finalizado nesta quinta-feira 28. 

Na última sexta-feira 22, o TRE-RN decidiu, por 3 votos a 2, anular os votos obtidos em 2018 pelo candidato Kerinho (PDT), da coligação “100% RN”. Com a recontagem, um dos deputados eleitos pela coligação, Beto Rosado (PP), perde a vaga para Fernando Mineiro. 

Os juízes do TRE-RN definiram que o cumprimento da decisão deve ser imediato. Nesta quarta, Kerinho recorreu da sentença com pedido de efeito suspensivo, mas a juíza Érika Paiva negou. 

Com isso, segue a nova totalização e Mineiro permanecerá como deputado até o julgamento do mérito dos embargos de declaração apresentados pela defesa de Kerinho. 

Entenda o caso 

No dia da eleição, em outubro de 2018, os votos de Kerinho foram invalidados. Ele tinha tido o registro da candidatura indeferido por não apresentar a documentação necessária no prazo correto. Com isso, Mineiro foi declarado deputado federal eleito. 

Em dezembro daquele ano, porém, dois meses após a eleição, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Jorge Mussi acatou um recurso e decidiu validar os votos de Kerinho. O ministro entendeu que a documentação do candidato foi entregue no prazo correto, mas que o sistema da Justiça Eleitoral apresentou uma instabilidade e não reconheceu os papéis. 

Em junho de 2019, o plenário do TSE confirmou a decisão e determinou ao TRE-RN que julgasse o pedido de registro de candidatura de Kerinho considerando toda a documentação. 

A defesa de Mineiro, então, descobriu que o candidato não se desincompatibilizou no prazo necessário antes da eleição e entrou com uma petição para que Kerinho fosse declarado inelegível. A tese foi aceita pelo TRE-RN por 3 votos a 2 na última sexta-feira.

ANUNCIE AQUI LIGUE:  

99433-5589. Acesse Email: xuadoagreste@hotmail.com